Terceiro Setor

Sociedade Viva: plataforma conecta população com o Terceiro Setor

Uma iniciativa que informa a população brasileira sobre a importância e o impacto do trabalho das ONGs que atuam em cada canto do Brasil está ganhando destaque no cenário nacional. A plataforma Sociedade Viva surge como uma iniciativa inovadora que pretende esclarecer para as pessoas como funcionam e as transformações provocadas pelo trabalho das Organizações da Sociedade Civil, mais conhecidas como Organizações Não Governamentais (ONGs).

Redação TN Petróleo/Assessoria
06/10/2023 14:17
Sociedade Viva: plataforma conecta população com o Terceiro Setor Imagem: Divulgação Visualizações: 1079

Várias instituições do Terceiro Setor se uniram para liderar a Sociedade Viva. Dentre essas entidades, destacam-se a ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), ABONG (Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais), GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), Plataforma MROSC (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), Observatório do Terceiro Setor e Movimento por uma Cultura de Doação.

A ideia é produzir materiais de comunicação que possam ser utilizados pelas diferentes ONGs, de modo a alcançar um público bem amplo. Esses materiais incluem peças para redes sociais, sites, WhatsApp e e-mail, sempre abordando a função e o trabalho do Terceiro Setor de uma forma clara, objetiva e atraente. 

Em um país onde tais organizações assumem um papel cada vez mais vital, a Sociedade Viva se destaca como uma ponte entre a comunidade e as ações transformadoras das ONGs. "Esse projeto nasce da constatação de um distanciamento entre a população e a sociedade civil organizada, devido à complexidade na compreensão do propósito, das atividades e dos recursos dessas organizações", explica Christiane Sampaio, coordenadora-executiva da Sociedade Viva.

"A nossa missão é tornar acessível esse universo, alcançando diversos públicos e expandindo essa compreensão para além das fronteiras tradicionais. Quando defendemos os direitos de um, defendemos os direitos de todos, mas muitas vezes as pessoas desconhecem essa rede", diz Athayde Motta, membro da diretoria-executiva da Abong.

O Terceiro setor

No Brasil, existem cerca de 820 mil ONGs ativas, desempenhando um papel fundamental na sociedade. Segundo pesquisas, 74% dos brasileiros reconhecem a importância das ONGs no combate a problemas socioambientais. Além disso, essas organizações geram 6 milhões de empregos, correspondendo a 5,9% das ocupações no país. O terceiro setor contribui com 4,27% do PIB, superando a indústria automobilística (1,7%) e igualando-se à agricultura (4,6%). Surpreendentemente, apenas 17% de seus recursos provêm de fontes estatais, destacando a relevância das doações e parcerias para sustentá-las.

Sensibilizando e Engajando

Além de informar sobre o impacto das organizações do Terceiro Setor, a Sociedade Viva também busca fomentar o engajamento da população em causas sociais e sensibilizar as organizações sobre a importância de dialogar com a sociedade. Este diálogo é estratégico para a existência do setor e para o fortalecimento da democracia.

A Sociedade Viva convida todas as organizações da sociedade civil a se unirem a esta rede de informação e sensibilização. O kit de materiais de comunicação, incluindo todos os recursos, está disponível para download no site da iniciativa em www.sociedadeviva.org.br

Fonte: Redação TN com assessoria

Imagem: Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Capacitação Profissional
Copa Energia promove inclusão produtiva de mulheres em t...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Comunicação Corporativa
Ampla assina campanha de enfrentamento ao assédio no Car...
11/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Economia Circular
Foresea encerra ciclo 2024/2025 do Programa Socioambient...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Sustentabilidade
Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade p...
27/01/26
Comunicação Corporativa
Itaú Uniclass abre espaço de consultoria especializada e...
26/01/26
Etanol
Hidratado registra valorização no mercado semanal e diário
26/01/26
Evento
Grande Recife entra no circuito dos grandes eventos do T...
20/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Comunicação
5 erros que sabotam a comunicação interna das empresas e...
13/01/26
Saúde e Bem-estar
Terra Verão 2026 oferece atividades gratuitas de saúde, ...
13/01/26
Campanha
Janeiro Roxo: Brasil ocupa segunda posição em novos caso...
13/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.