Com apoio da cleantech, a multinacional conseguiu retirar um alto volume de produtos obsoletos de seus estoques
Redação TN Petróleo/AssessoriaA tratativa de peças excedentes é um desafio constante para os estoques de muitas empresas. Sua administração correta é essencial para reduzir recursos financeiros, humanos e otimizar o tempo gerencial do negócio. E, para atender essa demanda, a cleantech Smartgiro é uma solução inovadora que permite a conexão entre quem quer vender e quem quer comprar peças que nunca foram utilizadas ou que se tornaram obsoletas.
Dessa forma, ao invés de serem parcialmente sucateadas, grande parte delas pode ser comercializada entre empresas que buscam trabalhar esta oportunidade de negócios. Só em 2022, por exemplo, mais de R$ 1.3 milhão em peças foram comercializadas graças a esse apoio, e a estimativa para 2023 é de R$ 2.8 milhões. Isso, sem falar no impacto ambiental que a cleantech promove com a economia circular.
Diante de tamanho potencial, o objetivo da Smartgiro é melhorar cada vez mais a comercialização e redistribuição de estoques excedentes, buscando promover um impacto cada vez maior a empresas de todos os portes e segmentos. Segundo João Figueiredo, diretor de operações, o próximo passo será homologar a cleantech em grandes companhias, trazendo autoridade e credibilidade para a comercialização de itens provenientes de estoques excedentes. “No fim, todos saem ganhando: quem vende, quem compra e principalmente o meio ambiente”, enfatiza.
Uma parceria recente da Smartgiro foi com a BP Bunge Bioenergia, empresa de bioenergia que atua na transição energética a partir da cana-de-açúcar, a partir da qual foi possível retirar cerca de 70% de produtos excedentes dos estoques da empresa.
Para atingir este resultado foi preciso realizar um levantamento de todas as informações contábeis e fiscais dos itens classificados como excedentes nas 11 unidades da companhia, avaliando questões tributárias e as melhores condições de transporte. A ideia era estabelecer um plano justo, com prazos bem definidos, de forma a garantir que todo o projeto fosse executado com zelo e cuidados socioambientais. Foram 90 dias de negociações que permitiram a conquista de excelentes resultados.
Mais de 4.900 itens levantados neste processo já estão disponíveis para aquisição na plataforma da startup. Entre eles, estão peças automotivas leves e pesadas, industriais estratégicos da fábrica de açúcar, elétrica e automação industrial. A estimativa é que a transação venha a gerar resultados cerca de duas vezes e meia maiores do que se obteria por meio de leilões.
A agilidade e a confiança nos processos foram alguns dos maiores benefícios sentidos nessa parceria. Agora, as expectativas da BP Bunge Bioenergia são intensificar ainda mais as relações comerciais com a empresa. “Saber como reaproveitar estoques excedentes é fundamental para incentivar uma economia circular e sustentável. A parceria com a Smartgiro nos possibilitou a comercialização dessas peças de maneira mais simples, com potencial de ser um projeto promissor à longo prazo não apenas para a comercialização como também para a aquisição de mercadorias que podem ser utilizadas pela empresa, gerando assim uma significativa economia financeira e ambiental em relação à compra de produtos novos”, ressalta Uiran Godoy, gerente de Gestão de Materiais da área de Suprimentos da BP Bunge Bioenergia.
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