Mão de obra

SKF e Senai anunciam acordo para qualificar profissionais de Macaé-RJ e região

Empresa e instituição inauguram laboratório técnico no município para ampliar o acesso ao conhecimento técnico e científico. A SKF equipou o local com suas soluções para montagem e desmontagem de rolamentos e equipamentos para monitoramento básico de máquinas rotativas. Os cursos, voltado

Redação
18/11/2011 10:49
Visualizações: 965
A SKF do Brasil e o Senai inauguraram no dia 17 um laboratório de manutenção industrial em Macaé (RJ). O espaço, dedicado ao aperfeiçoamento profissional, conta com modernos equipamentos e docência técnica especializada. Com a nova unidade, os profissionais autônomos e de empresas do município e região poderão frequentar os cursos oferecidos pela instituição e aperfeiçoar o conhecimento de ferramentas, máquinas e outros produtos utilizados pelas grandes indústrias.

Para Luiz Eduardo Campino Rodrigues, gerente executivo do Sesi/Senai de Macaé, essa transferência de conhecimento é mais uma prova do esforço que as empresas têm feito para qualificar a mão de obra existente no país. “Essa ação é mais uma aproximação do empresariado com uma instituição de ensino. A assinatura desse acordo traz ganhos aos trabalhadores, que passam a contar com o apoio e a experiência da SKF e Senai, e aos municípios, que recebem profissionais mais aptos e preparados para contribuir com o crescimento socioeconômico da região”.

Com a inauguração do Senai em Macaé, a SKF soma nove laboratórios instalados ao redor do Brasil em parceria com a instituição. Além da unidade fluminense, a companhia sueca mantêm acordos deste tipo em Contagem (MG), Gama (DF), Joinville (SC), São Paulo (SP), Cimatec (BA), Canoas (RS), Araguaiana (TO) e Cuiabá (MT).

“Estamos honrados e orgulhosos por saber que estamos contribuindo com o aperfeiçoamento profissional de muitos trabalhadores no Brasil. O sucesso da SKF depende do desenvolvimento sustentável dos países em que ela atua. A nossa contribuição está expressa nesta ação e em outras que realizamos mundialmente”, destaca Donizete Santos, presidente da SKF do Brasil.

O laboratório de manutenção industrial em Macaé foi equipado com as últimas soluções da SKF, como ferramentas para montagem e desmontagem de rolamentos e equipamentos para monitoramento básico de máquinas rotativas. Os cursos, voltados à lubrificação, alinhamento de máquinas, vibração e rolamentos, terão carga horária variável de 20 a 60 horas. As disciplinas, módulos e custos dos cursos serão divulgados em breve pelo SENAI por meio do endereço eletrônico www.firjan.org.br.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.