Pré-Sal

Sistema Integrado de Processamento (SIP) é mais um avanço no mercado de gás brasileiro

O sistema prevê o acesso de produtores de gás natural a unidades de processamento de gás da Petrobras

Assessoria Repsol Sinopec Brasil
05/08/2022 11:35
Sistema Integrado de Processamento (SIP) é mais um avanço no mercado de gás brasileiro Imagem: Divulgação Visualizações: 4762

A entrada em operação do contrato do Sistema Integrado de Processamento (SIP) celebrado entre a Petrobras e a Petrogal Brasil, e divulgado ao mercado em 1º de agosto de 2022, é mais um marco na abertura do mercado de gás.

Em Janeiro deste ano tivemos outro marco para o desenvolvimento do setor de gás natural com a assinatura do acordo de Swap, por meio do qual o gás rico da Repsol Sinopec, proveniente do campo de Sapinhoá, era vendido para a Petrobras na entrada da Planta de Processamento de Cabiúnas (UTGCAB) – parte do Sistema Integrado de Processamento (SIP) – e comprado já processado na saída. Este contrato foi o primeiro dessa modalidade no mundo.

Agora, com a entrada em operação do SIP, outras empresas produtoras podem acessar as unidades de processamento de gás de propriedade da Petrobras, localizadas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, ligadas ao Sistema Integrado de Escoamento (SIE). E com isso, comercializarem seus volumes de gás já processados diretamente aos seus clientes.

A Repsol Sinopec Brasil participou ativamente das discussões para criação e implantação do SIE e do SIP, evidenciando o nosso compromisso com o desenvolvimento de um mercado competitivo e sustentável no país.

Os novos sistemas integrados de escoamento e processamento de gás permitem uma diversificação ainda maior dos agentes do mercado de gás, resultando em aumento da concorrência e da competitividade, contribuindo para o desenvolvimento de um mercado competitivo e sustentável no país.

Os avanços no mercado de gás natural são decisivos para uma transição energética segura e responsável rumo à uma economia de baixo carbono, promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento do mercado, da indústria e do nosso país.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
Pessoas
Zilor anuncia novo Diretor de Pessoas
19/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
19/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.