China

Sinopec coloca maior porto petroquímico da China em operação

Redação/Assessoria
11/05/2020 13:49
Visualizações: 1251

A Sinopec Corp, principal empresa de energia e substâncias químicas da China, colocou em operação o maior porto petroquímico da China, com a bem-sucedida atracação e descarga do navio-tanque de petróleo cru (VLCC) New Renown, vindo do Oriente Médio. O navio-tanque foi recebido no novo terminal petrolífero de 300.000 toneladas no Porto da Refinaria Zhongke da Sinopec, que faz parte do modelo de produção "terminal na frente, usina atrás" ("front terminal, rear plant") da empresa.

Construído a 1.100 metros da refinaria da Sinopec, o porto petroquímico tem oito terminais, incluindo um berço de atracação de petroleiro de 300.000 toneladas, um berço de atracação de petroleiro de 100.000 toneladas e instalações de suporte – fornecendo uma capacidade total de 34 milhões de toneladas por ano. Até agora, o berço de 100.000 toneladas para petroleiros é o maior terminal doméstico de petróleo refinado, com uma capacidade de carga e descarga de 5,61 milhões de toneladas por ano. O terminal fornece acesso conveniente a petróleo refinado e produtos químicos aos principais mercados domésticos da Sinopec, ao mesmo tempo que oferece oportunidades para exportações globais e aumenta a competitividade da Sinopec no setor.

Situado na costa leste de Zhanjiang, Província de Guangdong, o Porto da Refinaria Zhongke da Sinopec faz parte do Complexo Integrado de Refinaria e Petroquímica de Zhanjiang – o maior projeto de sua espécie em construção pela Sinopec Corp e um componente essencial do13o Plano de Cinco Anos da Província e Guangdong. O investimento total da primeira fase do projeto totaliza mais de CNY$ 40 bilhões e irá adicionar mais de 10 milhões de toneladas de capacidade para petróleo cru refinado e 800.000 toneladas de unidades de etileno por ano, além de unidades auxiliares de suporte.

Após sua conclusão, é previsto que o rendimento da refinaria irá exceder CNY$ 60 bilhões. Um rendimento adicional irá ajudar no desenvolvimento da cadeia industrial de downstream dos setores de refinaria e de substâncias químicas, ao mesmo tempo que injeta um novo impacto no desenvolvimento econômico da Grande Área da Baía.

No momento, há mais de 18.000 construtores trabalhando no local, como parte do projeto, e 28 das 30 principais unidades de produção já foram entregues. O projeto final deverá ser totalmente concluído e colocado em produção até o final de julho.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy debate segurança energética e inovação no s...
16/03/26
Macaé Energy
Firjan: congresso técnico é um dos pontos altos do Macaé...
16/03/26
Combustíveis
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Petrobras
O diesel está mais caro
16/03/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Concessão (OPC): aprovada a indicaç...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23