OTC 2022

Sinergia entre o mercado de óleo e gás e a transição energética é tema da OTC 2022

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
06/05/2022 07:23
Sinergia entre o mercado de óleo e gás e a transição energética é tema da OTC 2022 Imagem: Divulgação Visualizações: 2229

No 3º dia de participação na Offshore Technology Conference – OTC 2022, em Houston (EUA), a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro debateu a necessidade de investimentos em novas energias no encontro promovido pela BRATECC - Câmara Brazil-Texas de Comércio. Com a presença de representantes de empresas de todo o mundo, a reunião explorou as questões inerentes às sinergias entre mercado de óleo e gás e as pautas de transição energética.

De acordo com Carla Lacerda, conselheira do Conselho Consultivo da BRATECC, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia acelerou em alguns países o reforço de investimentos em energias renováveis, mas também ressaltou a importância da segurança de abastecimento de combustíveis e energia. Mauro Andrade, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Prumo, responsável pelo Porto do Açu no Norte fluminense, exemplificou que, além dos negócios de óleo e gás, a empresa também vê oportunidades em energias renováveis, tanto em terra com projetos de solar em andamento quanto eólicas offshore.

Como apresentado ao longo da OTC, os principais projetos de petróleo e gás do Brasil estão localizados no território fluminense, incluindo oportunidades para integração com energias renováveis. “Aqui na OTC, explicitamos que o Rio de Janeiro não é apenas a capital do petróleo do Brasil, mas que está próximo dos principais centros de consumo e, assim, possui um leque diverso de projetos potenciais que podem ser desenvolvidos, incluído renováveis e plantas de energia nuclear”, afirmou Raul Sanson, vice-presidente da Firjan.

“Isso ressalta a posição estratégica do estado na liderança no mercado atual de energia e, também, do futuro”, complementou a gerente de Petróleo, Gás e Naval da federação, Karine Fragoso.

Já a diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Energia da EPE, Heloísa Borges, ressaltou que ao se falar de transição energética, não é deixar de lado hidrocarbonetos e nem significa a eletrificação de todo o mundo. Na mesma linha, André Araújo, presidente da Shell Brazil, explicitou que esses temas estão no núcleo do que a companhia promove.

André reforçou ainda que o upstream faz parte da transição e diversas ações, muitas em parceria com a Petrobras, são tomadas para reduzir as emissões. Mas disse que a companhia ainda atua no país expandindo a sua atuação no mercado de gás natural e também de biocombustíveis.

 

Baixo carbono

No painel “Shifiting to a low carbon offshore industry”, Petrobras, Schlumberger apresentaram suas visões de como a indústria de óleo e gás vem atuando para reduzir suas emissões.

Para a Petrobras, essa transição é pautada em três pilares: transparência das ações e informação ao mercado, criação de valor na descarbonização e manutenção da viabilidade econômica da produção de petróleo e gas, garantindo breakeven menor de 35 dólares. Segundo João Henrique Ritterhausen, diretor de Desenvolvimento de produção petroleira, uma das ações na exploração e produção de petróleo e gás é a eletrificação do topside da plataforma, reduzindo pelo menos 30% das emissões.

A Schlumberger ressaltou, também, a importância que outras soluções devem ser complementares para se chegar ao resultado esperado na pauta de transição energética e descarbonização, como a expansão da energia geotérmica e soluções de armazenamento.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.