Biocombustíveis

Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidação de Goiás como um dos líderes nacionais em biocombustíveis

Redação TN Petróleo/Assessoria Sifaeg
20/01/2026 13:31
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidação de Goiás como um dos líderes nacionais em biocombustíveis Imagem: Divulgação Visualizações: 92

Goiás consolida sua posição como um dos principais polos de biocombustíveis do Brasil com a aprovação em 2025 de R$ 1,4 bilhão em financiamentos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para projetos do setor. Os recursos vão impulsionar a produção de etanol, ampliando a capacidade industrial e a competitividade do estado no cenário nacional.

Para o presidente executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg)André Rocha (foto), o volume de investimentos confirma o protagonismo de Goiás na agroenergia brasileira.
"Goiás foi o estado brasileiro que mais recebeu investimentos em usinas de biocombustíveis nas duas últimas décadas e permaneceu por mais anos como principal receptor desses recursos. As mudanças na tributação estadual deram mais competitividade ao setor e já estamos vendo o retorno disso em novos investimentos nos últimos dois anos", afirma.

Segundo André, a atualização da política tributária estadual, implementada em 2024, foi decisiva para tornar o ambiente de negócios mais atrativo e equilibrado em relação a outros grandes estados produtores, favorecendo a retomada e a ampliação de projetos industriais. Os financiamentos aprovados pelo BNDES contemplam a modernização de plantas industriais, ampliações em fábricas de açúcar, projetos de retrofit em unidades de biocombustíveis, renovação de frotas e a expansão da capacidade produtiva de cana-de-açúcar e milho, com destaque para o crescimento do etanol de milho em Goiás. "As linhas do BNDES, com custo menor, aliadas às políticas públicas do governo estadual, fizeram com que empresas que antes investiam em outros estados optassem por Goiás. O banco tem sido um grande parceiro nas discussões sobre transição energética e no apoio ao setor", destaca. O avanço dos investimentos fortalece a indústria de biocombustíveis e gera impactos diretos na economia goiana, com criação de empregos, aumento da renda e desenvolvimento regional. Além disso, reforça a contribuição do setor para uma matriz energética mais limpa e sustentável, consolidando Goiás como referência nacional na agenda da transição energética.

Sobre o Sifaeg - O Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) representa as usinas produtoras de etanol e bioenergia no estado, atuando na defesa institucional do setor e no fortalecimento da agroindústria bioenergética goiana.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
Pessoas
Zilor anuncia novo Diretor de Pessoas
19/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
19/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.