A Siemens Metals Technologies será responsável pela reforma do Alto-Forno #1 da Usina de Tubarão, em Serra (ES). Com 26 anos de operação, trata-se do alto-forno com mais tempo em atividade no mundo. O contrato, fechado no Brasil, tem projeto de modernização no valor de € 10 milhões e será finalizado em 80 dias. Com engenharias básica e detalhada, metodologia e planejamento, coordenação da desmontagem, reconstrução e comissionamento sob responsabilidade da Siemens, terá conceito de projeto modular, aplicado para possibilitar a desmontagem e remontagem do forno em grandes unidades e reduzir o tempo de parada.
O alto-forno atual possui volume interno de 4,415m3. Sua capacidade anual é de 3.3 milhões de toneladas, correspondente à metade da produção de ferro-gusa da usina. Desde que entrou em operação, em Novembro de 1983, já gerou mais de 85 milhões de toneladas de gusa, mais do que qualquer outro alto-forno em operação no mundo.
ArcelorMittal Tubarão é uma empresa do Grupo ArcelorMittal, sediado em Luxemburgo (União Européia). A unidade tem capacidade anual de 7,5 milhões de toneladas de aço, sendo uma das maiores produtoras do Brasil, e produz placas e bobinas a quente. Os produtos são usados, por exemplo, na indústria automotiva e construção civil, assim como na indústria naval e na fabricação de tubos. Nesta mesma usina a Siemens MT liderou um consórcio que construiu o novo Alto-Forno #3, que entrou em operação em Julho de 2007.