Pesquisa e Desenvolvimento

Siemens inaugura primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento para Smart Grid da AL

O empreendimento está localizado em Curitiba, e ocupa dois prédios do Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A iniciativa faz parte do pacote de US$ 600 milhões em investimentos anunciados para a criação de mais linhas de pesquisa e expansão da capacidad

Redação
20/04/2012 12:42
Siemens inaugura primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento para Smart Grid da AL Visualizações: 312
A Siemens inaugurou na quinta-feira (19), em Curitiba, seu primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento voltado às soluções Smart Grid na América Latina. O empreendimento vai ocupar dois prédios do Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Neste primeiro momento, as atividades serão focadas em softwares e soluções de tecnologia da informação para a gestão e automação de sistemas de energia.

“Este novo centro de P&D nasce integrado à estratégia global da Siemens para soluções Smart Grid, desenvolvendo tanto soluções para os clientes do mercado brasileiro quanto soluções de aplicação global”, afirma Guilherme Mendonça, diretor de Negócios Smart Grid da Siemens do Brasil.

A iniciativa faz parte do pacote de US$ 600 milhões em investimentos anunciados para a criação de mais linhas de pesquisa e expansão da capacidade produtiva no país. “O Brasil está adquirindo uma posição de vanguarda na estratégia da companhia e estamos investindo em centros globais de competência em setores estratégicos, como Smart Grid e Oil&Gás. Esta ação reforça o compromisso que temos com a inovação e com o crescimento do país”, afirma Paulo Stark, CEO e presidente do Grupo Siemens no Brasil.

A Siemens já possui seis centros de pesquisa e tecnologia no Brasil. Em 2011, a empresa havia anunciado planos para instalação de um dos mais avançados centros de P&D voltados para o setor de petróleo e gás, no Parque Tecnológico na Ilha do Fundão (RJ), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esta unidade será entregue em dezembro deste ano.

Com o anúncio do novo empreendimento em Curitiba, a Siemens vai passar a contar, ainda em 2012, com oito centros de P&D no país.


Smart Grid no Brasil

Hoje, a companhia está envolvida na implantação de redes Smart Grid em diversos países, incluindo soluções para automação de redes de distribuição, medição inteligente, infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e soluções em eficiência energética predial e industrial.

No final de 2011, a Siemens assinou contrato com a Light, concessionária de energia do Rio de Janeiro, para fornecimento e instalação de um sistema inteligente que será responsável pela supervisão e controle remoto de 500 câmaras subterrâneas, onde estão localizados os transformadores da rede de energia no centro da capital carioca.

Em consórcio com o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica do Sistema Eletrobrás (Cepel), a empresa é responsável por fornecer um novo sistema de gerenciamento de energia para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em uma plataforma mais moderna e dinâmica. A tecnologia será capaz de integrar os quatro centros de operação regionais e o nacional, disponibilizando uma completa comunicação e compartilhamento dos dados entre as diferentes localidades para mais confiabilidade do sistema elétrico brasileiro.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19