O presidente da Siemens, Adilson Primo e o governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, anunciaram ontem (14) um plano de investimentos da empresa de cerca R$ 300 milhões no Estado nos próximos cinco anos. O objetivo da Siemens, confirmado em protocolo de intenções já assinado com o governo, é construir duas novas fábricas. A iniciativa está em sintonia com a estratégia da empresa em ampliar a geração de conteúdo local do seu portfolio. Cerca de 700 empregos diretos serão criados, podendo chegar a 1.100 até a última fase do projeto em 2016.
Segundo o presidente da Siemens no Brasil, Adilson Primo, o projeto da empresa é construir no Estado um novo complexo industrial. “Nossas fábricas serão dedicadas a Motores Elétricos e Redutores Mecânicos, incluindo um centro de serviços”, afirmou.
Além de uma fábrica em Contagem e de um escritório regional em Belo Horizonte, a Siemens já possui atividades em Minas Gerais ligadas principalmente à área de mineração, siderurgia, energia e mercado industrial, empregando diretamente 450 profissionais dedicados ao desenvolvimento de produtos com alta complexidade em engenharia e inovação.
O novo investimento faz parte do pacote de US$ 600 milhões que serão investidos no País até 2016. Nos últimos cinco anos, a Siemens inaugurou no Brasil oito novas fábricas e criou quatro mil novos empregos. Atualmente, a empresa possui treze fábricas no país, seis centros de pesquisa e desenvolvimento e emprega cerca de 10 mil 800 colaboradores.