Mercado

Siderúrgicas esperam margens melhores em 2011

As siderúrgicas brasileiras precisarão contar com a melhora do cenário internacional e com a realização efetiva dos projetos de infraestrutura para que haja incremento na demanda, redução dos estoques e aumento dos preços em 2011. Com essas

Agência Estado
03/01/2011 10:46
Visualizações: 427 (0) (0) (0) (0)
As siderúrgicas brasileiras precisarão contar com a melhora do cenário internacional e com a realização efetiva dos projetos de infraestrutura para que haja incremento na demanda, redução dos estoques e aumento dos preços em 2011. Com essas premissas convergindo para um ambiente mais favorável, o setor poderá melhorar as margens, que encolheram neste ano em função do avanço de custos com matérias-primas e dos descontos concedidos aos preços do aço.
 
 
O mercado espera que os descontos sobre os preços domésticos sejam mantidos pelo menos nos primeiros meses de 2011. “As condições externas precisam ser mais favoráveis, e a demanda por aço se fortalecer”, afirma o analista da Modal Asset Eduardo Roche. “É necessário haver uma recuperação melhor das economias americana e europeia. Um aumento dos preços no exterior e o consumo dos estoques abririam espaço para altas no mercado interno”, diz o analista da Socopa Marcelo Varejão. A demanda por aço continua sendo puxada pelos emergentes China, Índia, Rússia e Brasil.
 
 
Por aqui, o consumo de aço deve ser impulsionado pelas obras da Copa de 2014, pela Olimpíada de 2016, além do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pelo “Minha Casa, Minha Vida”, pelos setores de óleo e gás (com destaque para o pré-sal) e pela indústria naval. O aumento da demanda vai depender do ritmo com que os novos projetos de infraestrutura sairão do papel.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.