Exploração e Produção

Shell inicia perfuração de poços no Ártico

Após seis anos de espera e superação de incontáveis obstáculos, a Royal Dutch Shell anunciou que deu início à perfuração de poços no Mar de Chukchi, na costa Alasca. Esta é a primeira vez em mais de duas décadas que

Valor Econômico
10/09/2012 07:23
Visualizações: 1068
Após seis anos de espera e superação de incontáveis obstáculos, a Royal Dutch Shell anunciou que deu início à perfuração de poços no Mar de Chukchi, na costa Alasca. Esta é a primeira vez em mais de duas décadas que a indústria de petróleo tem acesso às reservas nas águas do Ártico.

Se a empreitada for bem sucedida, a Shell poderá pavimentar o caminho para a exploração de uma das últimas fronteiras de petróleo no mundo.

O esforço da Shell para explorar as reservas nos mares do Ártico enfrentou resistência de ambientalistas, órgãos reguladores e do próprio gelo marinho. Agora, a gingante anglo-holandesa precisa intensificar a atividade de perfuração na região ao máximo para aproveitar uma janela curta que deve durar até o final do mês, no Mar de Chukchi, e atpé o final de outubro no Mar de Beaufort, dependendo das previsões meteorológicas.

Um dos navios-sondas que a Shell alugou para a perfuração no Alasca, o Noble Discoverer, iniciou os trabalhos no domingo (9). A etapa inicial de perfuração vai durar cerca de duas semanas. O vice-presidente da companhia no Alasca diz que a perfuração do primeiro poço deverá ser totalmente concluída em um mês. Este ano, a Shell planeja trabalhar na perfuração de cinco poços, três no Mar de Chukchi e dois no de Beaufort.

No momento, a companhia possui permissão apenas para perfurar a parte superior dos poços. Uma autorização para perfurar áreas petrolíferas só poderá ser concedida mediante a implantação de sistemas contra derramamento de óleo. Esse sistema de contenção já está sendo testado e levará duas semanas para chegar ao local.

O governo dos Estados Unidos acompanha de perto a operação. Reguladores do escritório de segurança ambiental estavam presentes no navio-sonda que começou a operar no domingo.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
Macaé Energy
Lumina Group marca presença na Macaé Energy 2026
20/03/26
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
Combustíveis
Fiscalização nacional alcança São Paulo e amplia ações s...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23