IBP

Shell Energy Brasil defende integração setorial e estabilidade regulatória no Seminário de Gás do IBP

Companhia participou de debates sobre a articulação entre os setores de gás natural e energia elétrica, além de defender segurança jurídica para atrair investimentos e ampliar oferta.

Redação TN Petróleo/Assessoria Shell Energy Brasil
16/05/2025 14:24
Shell Energy Brasil defende integração setorial e estabilidade regulatória no Seminário de Gás do IBP Imagem: Cris Vicente Visualizações: 1241 (0) (0) (0) (0)

A Shell Energy Brasil participou de dois momentos estratégicos do 21º Seminário de Gás Natural, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro. Rodrigo Soares (foto), presidente da Shell Energy Brasil, participou da sessão “CEO Talks”, enquanto Gabriel Martins – gerente sênior de Trading de Gás & Energia – representou a companhia no painel “Em busca de uma maior integração do setor de gás com o setor elétrico”.

Durante o CEO Talks, mediado por Sylvie D’Apote, diretora executiva de gás natural no IBP, Soares destacou a importância de um ambiente regulatório previsível para destravar investimentos em toda a cadeia do gás. Segundo ele, a abertura de mercado já é uma realidade, mas ainda exige avanços em harmonização regulatória entre estados e União. “O que o investidor mais teme é a instabilidade. Quando há insegurança jurídica ou mudanças unilaterais, quem sofre é o investimento de longo prazo e, com ele, o consumidor”, afirmou.
 

O presidente da Shell Energy Brasil também defendeu a coexistência de diferentes fontes de suprimento, como o gás associado, o biometano, o GNL e o gás importado da Argentina, ressaltando que “a concorrência saudável tende a ampliar a oferta e reduzir preços”. Para ele, “o Brasil precisa alinhar suas regulações, garantir segurança jurídica e fomentar a integração entre gás e eletricidade para atrair investimentos, diversificar fontes e aumentar a competitividade do setor energético”.
 

Essa visão se conecta diretamente com os pontos levantados por Gabriel Martins no painel técnico sobre a articulação entre os setores de gás natural e energia elétrica. O executivo detalhou a atuação da companhia ao longo da cadeia e reforçou a necessidade de sinergia entre os dois setores, especialmente em um cenário de expansão das fontes renováveis. “A geração térmica continua sendo essencial para a resiliência do sistema. Para que ela cumpra esse papel com eficiência, é preciso planejamento coordenado entre os setores”, pontuou.
 

O painel, moderado por Tiago de Barros Correia (RegE), contou também com a participação de Bernardo Folly (EPE), Ivo Sechi Nazareno (ANEEL) e Rogério Manso (ATGás). Os debatedores destacaram a urgência de uma visão sistêmica para garantir eficiência na contratação de térmicas, viabilidade no escoamento do gás e maior sinergia entre o planejamento elétrico e o desenvolvimento da malha de transporte.
 

As participações da Shell Energy Brasil mostram uma convergência clara entre os especialistas e agentes do mercado: a consolidação do mercado de gás natural depende de regulação estável, segurança jurídica e integração plena com o setor elétrico para garantir competitividade e atrair novos investimentos.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
E&P
ABPIP leva agenda estratégica ao Congresso para fortalec...
14/08/25
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Fenasucro
Durante abertura de uma das maiores feiras de bioenergia...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Fenasucro
UDOP, associadas e SENAI-SP firmam parceria para formaçã...
13/08/25
IBP
Decisão da Agenersa sobre migração de consumidores para ...
13/08/25
Oportunidade
Com cerca de 300 mil empregos, setor eletroeletrônico mi...
13/08/25
Fenasucro
Abertura da 31ª Fenasucro & Agrocana: setor quer o Brasi...
13/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22