Mercado

Shell concretiza compra da BG

No dia 15 de fevereiro entrou em vigor a primeira grande fusão do setor de petróleo em mais de uma década. Com a aquisição, as reservas mundiais da anglo-holandesa aumentaram cerca de 30%, passando de 13 bilhões para 17 bilhões de barris de óleo equivalente (boe).

Assessoria/Redação
16/02/2016 20:13
Shell concretiza compra da BG Imagem: Divulgação Shell Visualizações: 622 (0) (0) (0) (0)

No dia 15 de fevereiro entrou em vigor a primeira grande fusão do setor de petróleo em mais de uma década. Com a aquisição, as reservas mundiais da anglo-holandesa aumentaram cerca de 30%, passando de 13 bilhões para 17 bilhões de barris de óleo equivalente (boe).

 A Shell tem como principal ativo no Brasil a participação de 20% no campo de Libra, anunciada pelo governo brasileiro como a maior província petrolífera descoberta no país, com 8 a 12 bilhões de barris recuperáveis de petróleo. Agora, além de agregar ao seu portfólio 25% do campo de Lula, o principal produtor do pré-sal e o líder nacional em produção de gás natural, a operadora passa a ter participação em áreas produtoras estratégicas, como Sapinhoá e Iracema.“Os investimentos no pré-sal no Brasil se manterão firmes e sólidos. Continuo esperando que o Brasil terá grande apelo para investidores este ano e nos anos vindouros”, assegurou Ben van Beurden, presidente global da Shell. Com a compra da BG, a empresa se torna a segunda maior produtora no Brasil, com 240 mil boe/d.A Shell incorporou também 25% da área de Iara – que teve sua comercialidade declarada em 2014, dando origem a três campos sob regime de concessão: Berbigão, Sururu e Atapu. Tem ainda 30% do campo de Lapa (antiga área de Carioca), no qual a Petrobras estimou um volume de 459 milhões de boe, quando fez a declaração de comercialidade em 2013.Tacadas certeiras: pré-sal e GNL – O pré-sal apresenta o maior potencial de expansão das reservas da empresa nas próximas décadas, que pretende elevar a produção no Brasil para 550 mil barris de petróleo por dia (bpd) até 2020. "O Brasil será um dos três principais países para a Shell e, em uma perspectiva de exploração e produção, provavelmente será o país mais valioso em nosso portfólio" afirmou Beurden.Em vista do cenário que indica que a demanda por gás natural terá o crescimento mais acelerado dentre os combustíveis fósseis até 2035 – e que a maior parcela será atendida por fontes de gás natural liquefeito (GNL) –, a Shell garantiu acesso às reservas estratégicas de gás no Leste da África, EUA e principalmente na Austrália, onde a BG construiu uma das maiores estações de liquefação de gás no mundo, a Queensland Curtis LNG.Assim, a companhia está ampliando sua capacidade de produção de GNL para 45 milhões de toneladas métricas, marca que a tornará a maior participante do mercado mundial com 18%.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Fenasucro
Durante abertura de uma das maiores feiras de bioenergia...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Fenasucro
UDOP, associadas e SENAI-SP firmam parceria para formaçã...
13/08/25
IBP
Decisão da Agenersa sobre migração de consumidores para ...
13/08/25
Oportunidade
Com cerca de 300 mil empregos, setor eletroeletrônico mi...
13/08/25
Fenasucro
Abertura da 31ª Fenasucro & Agrocana: setor quer o Brasi...
13/08/25
Fenasucro
Na Fenasucro, ORPLANA fala da importância de consenso en...
13/08/25
Fenasucro
Brasil terá que produzir 1,1 bilhão de litros de combust...
12/08/25
Fenasucro
Treesales estreia na Fenasucro & Agrocana e integra deba...
12/08/25
Curitiba
Setor energético será discutido durante a Smart Energy 2...
12/08/25
PD&I
Vórtices oceânicos em interação com correntes podem gera...
12/08/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Negócios caem, mas Indicadores continuam f...
12/08/25
ANP
Desafio iUP Innovation Connections + PRH-ANP (Descarboni...
12/08/25
Resultado
Vibra avança em market share e projeta crescimento
12/08/25
Transição Energética
Repsol Sinopec Brasil reforça compromisso com inovação e...
11/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana começa nesta terça-feira, dia 12, c...
11/08/25
Fenasucro
Consolidada na área de Biogás, Mayekawa é presença confi...
11/08/25
Sergipe Oil & Gas 2025
“Descarbonização da matriz energética é o futuro”, diz g...
11/08/25
Pessoas
Novo presidente da PortosRio realiza visita ao Porto de ...
11/08/25
Fenasucro
ORPLANA debate sustentabilidade no setor canavieiro na F...
11/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22