Offshore

Shell Brasil e Prooceano dão suporte às operações de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil

Redação TN Petróleo/Assessoria
10/09/2020 14:05
Shell Brasil e Prooceano dão suporte às operações de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil   Imagem: José Ferrari, da Shell Visualizações: 816

A expansão das fronteiras da exploração de petróleo offshore, cada vez mais distantes da costa, como o polo do pré-sal, tornaram o monitoramento das águas territoriais e as operações de busca e salvamento ainda mais complexas. Para auxiliar neste desafio, em parceria com a Marinha do Brasil, a Shell Brasil e a Prooceano iniciaram um projeto para avançar na tecnologia empregada atualmente nas atividades conhecidas como SAR, do inglês Search and Rescue.

Intitulado “Sistema de Planejamento e Apoio à Decisão em Operações de Busca e Salvamento (SPAD-SAR) da Marinha do Brasil”, o projeto propõe a integração de duas áreas de pesquisa: novas metodologias e modelos numéricos para a previsão precisa da deriva de objetos no mar através da aplicação de técnicas de modelagem computacional de partículas, e o planejamento das operações de busca e salvamento através de algoritmos computacionais avançados.

O chefe do Serviço de Busca e Salvamento da Marinha, Capitão de Mar e Guerra José Coutinho, enfatiza que esta parceria entre Marinha, Shell Brasil e Prooceano permitirá um salto de qualidade na eficiência dos serviços prestados pelos Centros de Coordenação SAR Marítimos (Salvamar) e para a comunidade marítima, no que se refere à salvaguarda da vida humana no mar.

Revista TN PetróleoO novo sistema de apoio à decisão SAR terá interface intuitiva e de fácil utilização, equipada com sistemas de verificação e minimização de erros do usuário. Ela poderá ser acessada pela intranet da Marinha e dará acesso ao ambiente de simulações onde os operadores SAR fornecerão informações sobre o evento e receberão instruções e relatórios detalhados para colocar a operação em prática.

“O sucesso de operações SAR está diretamente ligado à agilidade e acurácia na localização do alvo e ao bom planejamento dos esforços de busca. A adoção de um sistema informatizado de apoio à decisão colocará o Brasil na vanguarda das operações atribuídas ao serviço de Busca e Salvamento”, afirma Francisco dos Santos, diretor técnico da Prooceano.

O projeto de Pesquisa & Desenvolvimento, viabilizado pela cláusula de investimentos em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), terá um investimento estimado de R$ 7 milhões e será integralmente executado no Brasil em um prazo de três anos.

“Essa parceria possui um alinhamento natural com a política e objetivos da empresa na área de segurança operacional offshore, através da adoção de tecnologias digitais avançadas. A integração e a colaboração entre as equipes da Marinha do Brasil e da Prooceano serão fundamentais na superação dos desafios tecnológicos e na entrega de um produto inovador", completa José Ferrari (foto), gerente de Tecnologia da Shell Brasil.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13