Negócios

Shell anuncia venda de participação em BC-10

A empresa Qatar Petroleum International adquiriu 23% de participação no projeto offshore Parque das Conchas (BC-10), da Shell. Segundo o comunicado da empresa anglo-holandesa, o valor do negócio é de US$ 1 bilhão.

Revista TN Petróleo, Redação com Assessoria
29/01/2014 11:36
Shell anuncia venda de participação em BC-10 Visualizações: 837
A empresa Qatar Petroleum International adquiriu 23% de participação no projeto offshore Parque das Conchas (BC-10), da Shell. Segundo o comunicado da empresa anglo-holandesa, o valor do negócio é de US$ 1 bilhão.

A conclusão da venda está sujeita à aprovação regulatória da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A Shell continuará a operar BC-10, com uma participação de 50%, e mantém uma presença significativa em exploração e produção de petróleo e gás no Brasil. Além da recente participação no consórcio vencedor do leilão de Libra, a companhia opera atualmente dois navios flutuantes de produção, armazenamento e descarga (FPSO) em águas brasileiras - o Espírito Santo, no Parque das Conchas, e o Fluminense, nos blocos de Bijupirá & Salema.

Atualmente, o Parque das Conchas produz cerca de 50 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia. Desde que entrou em operação em 2009, já produziu mais de 80 milhões de boe. A Fase 2 do projeto, que conectou o reservatório Argonauta O-Norte ao FPSO Espírito Santo, entrou em operação em 1º de outubro de 2013, com um pico de produção esperado de 35 mil boe por dia.

A decisão final de investimento para a Fase 3 de BC-10 foi tomada em julho de 2013 e, uma vez em produção, deve chegar a um pico de 28 mil boe por dia.

A Shell tem ainda outros ativos no Brasil, incluindo o negócio de lubrificantes e a participação na joint venture Raízen, maior produtora de etanol de cana de açúcar do país.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20