Conflito Rússia x Ucrânia

Shell anuncia retirada total da Rússia

Redação TN Petróleo/Assessoria
09/03/2022 07:37
Shell anuncia retirada total da Rússia Imagem: Divulgação Shell Visualizações: 1774

A Shell anunciou a retirada de seu envolvimento em todos os hidrocarbonetos russos, incluindo petróleo bruto, derivados de petróleo, gás e gás natural liquefeito (GNL). Como primeiro passo imediato, a empresa interrompe todas as compras à vista de petróleo bruto russo. Também fecha seus postos de serviços, e operações de combustíveis de aviação e de lubrificantes na Rússia.

“Estamos perfeitamente cientes de que nossa decisão na semana passada de comprar uma carga de petróleo bruto russo para ser refinado em produtos como gasolina e diesel – apesar de ter sido feita com a intenção de manter a segurança de fornecimento em primeiro lugar. Essa decisão não foi a correta e pedimos desculpa. Como já dissemos, alocaremos os lucros das quantidades limitadas e restantes de petróleo russo que processaremos para um fundo exclusivo. Trabalharemos com parceiros de ajuda e agências humanitárias nos próximos dias e semanas para determinar onde o dinheiro deste fundo poderá ser mais bem utilizado para aliviar as terríveis consequências que esta guerra está tendo sobre o povo da Ucrânia”, disse o CEO da Shell, Ben van Beurden (foto).

“Nossas ações até o momento foram norteadas por discussões contínuas com governos sobre a necessidade de desvincular a sociedade dos fluxos de energia russos, mas mantendo o fornecimento de energia. As ameaças atuais de interromper os fluxos de oleodutos para a Europa ilustram ainda mais as escolhas difíceis e as possíveis consequências que enfrentamos ao tentar fazer isso. Na sequência das declarações do governo esta semana, quero expor claramente a nossa posição. A menos que seja orientado pelos governos, iremos:

  • Parar imediatamente de comprar petróleo bruto russo no mercado spot e não renovaremos contratos a prazo.
  • Ao mesmo tempo, em estreita consulta com os governos, estamos mudando nossa cadeia de fornecimento de petróleo bruto para remover os volumes russos. Faremos isso o mais rápido possível, mas a localização física e a disponibilidade de alternativas significam que isso pode levar semanas para ser concluído e levará à redução de produção em algumas de nossas refinarias.
  • Fecharemos nossos postos de serviços e operações de combustíveis de aviação e lubrificantes na Rússia. Consideraremos criteriosamente a maneira mais segura de fazer isso, mas o processo começará imediatamente.
  • Iniciaremos nossa retirada faseada de produtos petrolíferos, gasoduto e GNL russos. Este é um desafio complexo. Mudar esta parte do sistema de energia exigirá uma ação coordenada por parte dos governos, fornecedores de energia e clientes, e uma transição para outras fontes de energia levará muito mais tempo.

“Esses desafios sociais destacam o dilema entre pressionar o governo russo por suas atrocidades na Ucrânia e garantir suprimentos de energia estáveis e seguros em toda a Europa”, disse van Beurden. “Mas, em última análise, cabe aos governos decidir sobre as contrapartidas incrivelmente difíceis que devem ser feitas durante a guerra na Ucrânia. Continuaremos a trabalhar com eles para ajudar a gerir os potenciais impactos na segurança dos fornecimentos de energia, especialmente na Europa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23