Rio Pipeline & Logistics 2025

Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma solução de inteligência artificial para aumento da eficiência operacional offshore

Produtos visam a gestão avançada de ativos e a jornada de descarbonização

Redação TN Petróleo/Assessoria
12/09/2025 09:30
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma solução de inteligência artificial para aumento da eficiência operacional offshore Imagem: Divulgação Shape Digital Visualizações: 1976

Patrocínio de cobertura

 

A Shape Digital, desenvolvedora de soluções digitais para o setor de óleo de gás, apresentou durante a Rio Pipeline 2025 os resultados com o modelo híbrido de Inteligência Artificial para detectar o carreamento de líquidos (Liquid Carryover - LCO), um dos grandes desafios da indústria de óleo e gás e que podem causar danos severos em compressores, elevados custos de manutenção além da perda de produção. O resultado obtido pela empresa com a ferramenta aplicada mostrou que a solução desenvolvida com base na inteligência artificial obteve uma precisão acima de 90%. Dessa forma, o produto estabelece um novo patamar de referência no mercado, contribuindo de forma significativa para a redução do risco crítico gerado por LCO.

 Detectar “Liquid Carryover” (LCO) em sistemas de produção offshore é extremamente desafiador, já que envolve múltiplos fatores dinâmicos como falhas na separação gás-líquido, instabilidades do processo, variação de composição do petróleo e condições específicas dos equipamentos.

 Além de alertar com eficiência e precisão as circunstâncias que levam a esse fenômeno, a ferramenta sugere ações que minimizam a ocorrência desses eventos. Um dos casos de sucesso foi a detecção antecipada do fenômeno levando um ajuste na parametrização de injeção de químicos evitando um dano de aproximadamente 1 milhão de dólares. O modelo híbrido que integra técnicas de Machine Learning (ML) com Princípios de Engenharia (first-principles) foi desenvolvido baseado em dados de operação e de processo associado à forte expertise que a Shape possui, tendo em vista a sua experiência no mercado e também por ser um spin-off da MODEC, empresa responsável pela produção de cerca de 30% do petróleo brasileiro.

A solução apresentada pela analista de mercado Julia Leite durante o evento, desenvolvida em parceria com o cientista de dados Alexandre Tavares e o engenheiro de processos José Ramos, é altamente replicável para outros equipamentos críticos e unidades de produção offshore.

 “Inovações como essa confirmam nosso compromisso em transformar desafios complexos da indústria em soluções práticas e de alto impacto”, ressalta o Gerente Comercial da Shape Digital, Leonardo Machado, que complementa: “essa é a nossa forma de estar ao lado dos clientes: criando tecnologia que protege ativos, aumenta eficiência e gera valor sustentável e promovendo parcerias tecnológicas estratégicas”.

 No último mês, a empresa fechou contrato com a Shell de cooperação tecnológica na área de segurança operacional através da tecnologia Shape Reef.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.