Biogás

Setor sucroenergético integra o mercado de biogás no desenvolvimento sustentável de Pernambuco

Redação TN Petróleo/Assessoria
05/04/2024 11:13
Setor sucroenergético integra o mercado de biogás no desenvolvimento sustentável de Pernambuco Imagem: Hesíodo Góes / Secom Visualizações: 2226

Encontro entre a governadora de Pernambuco com representantes da NovaBio/Sindaçúcar-PE, Shell, Copergás, Oncorp e Porto de Suape

O setor sucroenergético será ainda mais estratégico para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de Pernambuco, particularmente a partir da atual transição energética, com a criação de empregos e renda provenientes da produção de açúcar, etanol, bioeletricidade e também do biogás. Essa foi uma das conclusões, na opinião do presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar/PE), Renato Cunha, do encontro com a governadora do Estado, Raquel Lyra, que também teve a participação de representantes de entidades do Brasil e do exterior ligadas à produção de energias renováveis.

Cunha, que também preside a Associação dos Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), entidade que congrega 35 usinas e destilarias de etanol em 11 estados do País, participou do encontro, realizado na quarta-feira (03/04) no Palácio do Campo das Princesas, com as presenças também do senador Fernando Dueire (MDB-PE), do secretário de Desenvolvimento de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, e executivos da Oncorp, Shell, Copergás e do Porto de Suape.

“Para construir parcerias e trazer novidades a Pernambuco, recebemos representantes da Shell, uma das maiores empresas de energia do mundo”, afirmou a governadora no final da reunião.

Renato Cunha acredita que a sinergia entre o biogás, que pode ser gerado nas associadas do Sindaçúcar/PE, e o gás natural a ser utilizado na unidade de regaseificação em Suape, aumentará o fornecimento do biocombustível para o mercado regional em seus pólos de desenvolvimento.

“Para atender à demanda por soluções de baixo carbono, as usinas pernambucanas dispõem de matéria-prima e insumos orgânicos e biológicos, como o biogás, que garantem um suprimento de energia sustentável”, avaliou.

Participaram da reunião executivos da Shell no Brasil e no Reino Unido, o CEO da holding de energia Oncorp, João Mattos, cuja empresa já investe no terminal de regaseificação de Suape, o diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Felipe Valença, e o diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Ipiranga lança Relatório de Sustentabilidade 2025 com av...
02/05/26
Internacional
Brasil reafirma protagonismo tecnológico na OTC Houston ...
02/05/26
Combustíveis
Diesel lidera alta dos combustíveis em abril, mostra Mon...
30/04/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
30/04/26
Etanol
E32 impulsiona etanol e reforça liderança do Brasil em b...
30/04/26
Meio Ambiente
Brasil aparece entre maiores emissores de metano em ater...
30/04/26
Oferta Permanente
Audiência pública debate inclusão de novos blocos no edi...
30/04/26
Exportações
Setor de óleo e gás e parlamentares discutem Imposto de ...
29/04/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Internacional
OTC Houston: ANP participa de painéis e realiza evento c...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23