Transição Energética

Setor privado será fundamental na construção na dimensão social da transição energética

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
29/08/2024 06:09
Setor privado será fundamental na construção na dimensão social da transição energética Imagem: Raphael Gallo Visualizações: 2719

No segundo painel do Diálogo G20, em Brasília, a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Transições Energéticas no G20 e assessora especial do ministro de Minas e Energia, Mariana Espécie, abordou a responsabilidade do setor privado para uma transição energética centrada em pessoas. O debate, que aconteceu nesta quarta-feira (28/08), destacou um dos três temas apresentados pelo Ministério de Minas e Energia no GT, sob a liderança do Brasil: a Dimensão Social da Transição Energética.

De acordo com Mariana, o Brasil vem trabalhando junto com os países do G20 uma série de construções no sentido de estabelecer um conjunto de 10 princípios voluntários para uma transição energética justa, inclusiva e equilibrada, um pedido especial do ministro Alexandre Silveira. Na visão do ministro, colocar as pessoas no centro deste processo de tomada de decisão é essencial para se avançar no tema e não será possível fazer isso sem ter o engajamento do setor privado.

“O que o Brasil traz para o mundo e, em especial, para os países no G20, é que a transição energética precisa ser justa e inclusiva e que as políticas relacionadas à transição energética e as decisões de investimento do setor privado têm que ser feitas no sentido de não deixar ninguém para trás”, afirma Mariana durante o painel.

Durante o evento, foi apresentada a diversidade de oportunidades que o Brasil criou e o que o país tem a tendência de ampliar e intensificar. “Dada as características da nossa matriz energética e elétrica e esse novo contexto da transição energética, com novos energéticos surgindo e a própria mineração, temos uma série de questões que a gente considera importante debater com o setor privado para desenvolver essas novas fronteiras de tecnologias”, finalizou Mariana.

Entre os debatedores estiveram presente o diretor de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Engie, Gil Maranhão, o diretor de novos negócios da ABEEólica, Marcello Cabral, a diretora-executiva da ÚNICA, Patrícia Audi, e a diretor de Energia e Descarbonização/Vale, Ludmila Nascimento.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
Combustível
Etanol encerra a semana em alta e com reação diante do a...
15/06/26
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.