Investimentos

Setor precisa de racionalidade para atrair investimentos, diz ministro do MME

Redação/Assessoria MME
12/09/2016 23:07
Setor precisa de racionalidade para atrair investimentos, diz ministro do MME Imagem: Divulgação/Min. Fernando Coelho Filho Visualizações: 914 (0) (0) (0) (0)

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, participou nesta segunda-feira (12/9) de reunião do Conselho Estratégico Algomais Pernambuco Desafiado, em Recife (PE). Durante sua apresentação, Coelho Filho fez um breve balanço das ações que estão sendo desenvolvidas pelo MME e pelas empresas do setor energético, para reorganizar o setor, trazer mais racionalidade às decisões e atrair investimentos. Também participaram do evento os ministros Raul Jungmann (Defesa), Bruno Araújo (Cidades) e Mendonça Filho (Educação).

“Nenhum investimento que não tenha lógica do ponto de vista econômico será incentivado pelo MME”, afirmou o ministro.

Energia elétrica

Coelho Filho afirmou que o MME tem trabalhado para reorganizar o setor elétrico no país, reduzindo os subsídios e reavaliando os encargos. Entre as medidas que já foram realizadas em sua gestão estão a permissão para as distribuidoras de lançarem debêntures incentivadas e ações para reduzir a sobrecontratação dessas empresas. Entre essas medidas está a edição da Medida Provisória 735, que define regras para aumentar a transparência e reduzir os subsídios da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Ele destacou a importância da geração de energia por fontes renováveis na matriz elétrica brasileira. “Estamos com sobrecontratação, mas temos mantido os leilões de reserva, mesmo que pequenos. Este ano teremos um leilão de Pequenas Centrais Hidrelétricas, e outro com solares e eólicas. Vamos atender o pedido das geradoras”, disse.

Ao listar outras medidas já adotadas nesses quatro meses de gestão, o ministro mencionou que este momento traz oportunidades para o país, com a criação de um ambiente favorável aos investimentos. Na Eletrobras, por exemplo, a venda das distribuidoras e de algumas participações de Sociedades de Propósito Específicos (SPEs) vai trazer mais dinamismo o setor.

Desinvestimento da Petrobras 

O ministro citou também o plano de desinvestimento da Petrobras, que já está em curso, e a venda dos gasodutos da estatal, que permitirá dinamizar o segmento de gás natural no país. Ações para dar mais transparência e abertura e esse mercado estão sendo coordenadas pelo MME, dentro da iniciativa Gás para Crescer.

Pré-sal 

No segmento de Petróleo e Gás, Fernando Coelho Filho também destacou ações que estão em curso no MME e se desenvolveram nesses quatro meses, como as regras para a unitização dos campos de petróleo na área do Pré-Sal, que ajudarão a atrair investimentos nessas áreas, e a extensão do Repetro por 20 anos (regime fiscal que permite manter a indústria petroleira em atividade no país), em articulação com o Ministério da Fazenda.

Conteúdo local 

O Conteúdo Local na exploração e produção petrolífera também é alvo de ações do MME. Junto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Serviços (MDIC), o MME vem discutindo formas de aprimorar as exigências de Conteúdo Local nesse setor, que deverão ser encaminhadas ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

“Temos de defender e incentivar a indústria nacional, mas não podemos defender de forma a ela não se tornar competitiva”, afirmou o ministro, que defendeu que é preciso que as empresas brasileiras consigam ser competitivas mundialmente.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
IBP
Manifesto em Defesa do Fortalecimento da ANP
30/06/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2024
30/06/25
Etanol
Preços do etanol sobem na última semana de junho
30/06/25
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
Austral Engenharia
Austral Engenharia aposta em eficiência energética e sus...
27/06/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP prorroga data para adequaçõe...
27/06/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
27/06/25
Offshore
Petrobras assina convênio para desenvolver operações off...
27/06/25
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
Logística
Gás natural: a ANP fará consulta pública sobre Plano Coo...
26/06/25
Transição Energética
ENGIE Day celebra 10ª edição com debates sobre regulação...
26/06/25
PPSA
Leilão da PPSA comercializa 74,5 milhões de barris de pe...
26/06/25
Combustíveis
Governo aprova aumento de etanol na gasolina de 27% para...
26/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.