ANP

Serviço de nuvem: pacotes de dados das rodadas estarão disponíveis

Redação/Assessoria ANP
26/10/2018 13:49
Serviço de nuvem: pacotes de dados das rodadas estarão disponíveis Imagem: Divulgação Visualizações: 291

Logistic Showcase

A diretoria da ANP aprovou ontem (25/10), a utilização de serviço de nuvem para disponibilização dos dados técnicos públicos dos pacotes de dados das rodadas de licitações. A iniciativa da ANP visa à redução de custos e à simplificação de operações, trazendo o conceito de computação em nuvem, que já vem sendo utilizado em outros setores, para os leilões de exploração e produção de petróleo e gás natural.

O uso da nuvem representa o aperfeiçoamento do sistema eBID, adotado desde 2012, permitindo que usuários externos tenham acesso, via internet, aos pacotes de dados das rodadas. Atualmente, o eBID habilita as empresas a fazerem download de dados para avaliação. Na nuvem, os dados serão avaliados diretamente naquele ambiente, sem a necessidade de contato com infraestrutura tecnológica para avaliação das informações. Isso aumentará a atratividade das áreas, sobretudo para empresas de pequeno e médio portes. Com o acesso mais rápido, direto na nuvem, empresas nacionais e estrangeiras poderão consultar os dados em qualquer lugar do mundo.

A iniciativa é parte do Programa de Modernização de Dados Técnicos aprovado pela Diretoria da ANP no início de 2018, que envolve quatro pilares de desenvolvimento: Tecnologia; Infraestrutura; Regulação; e Meio Ambiente. O programa também envolve os seguintes projetos: Banco de Dados Ambientais, Centro de Rochas e Fluidos Digital e a Rede de Litotecas; Big Data e Ciência de Dados; e o Sensoriamento Remoto por Radar das Atividades Petrolíferas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20