Mossoró Oil & Gas Expo

Sergas participa do Mossoró Oil & Gas Expo

A 8ª edição do evento reuniu os principais atores da cadeia produtiva do setor no país

Redação TN Petróleo/Assessoria
27/11/2023 06:45
Sergas participa do Mossoró Oil & Gas Expo Imagem: Divulgação Visualizações: 1860

Considerado o maior evento do setor de petróleo e gás onshore (em terra) do Brasil, a edição 2023 do Mossoró Oil & Gas Expo (Moge), realizada entre os dias 21 e 23 de novembro, contou com a participação da Sergipe Gás (Sergas), por meio da participação do diretor-presidente José Matos e da assessora da presidência Luciana Gressi.  A 8ª edição do evento, responsável por reunir os principais atores da cadeia produtiva do setor no país, promovido pela Redepetro RN e Sebrae do Rio Grande do Norte, aconteceu no Centro de Exposição de Mossoró Enéas Negreiros (Expocenter), na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró. 

Com o tema 'Sustentabilidade socioambiental do onshore brasileiro', o Mossoró Oil & Gas teve como foco as discussões voltadas às áreas ambiental, social e de governança (da sigla em inglês ESG - Environmental, Social and Governance) dentro do cenário da produção e exploração do gás e petróleo no país. De acordo com o presidente da Redepetro RN, Gutemberg Dias, a ideia é ampliar a discussão sobre a necessidade de conciliar o aumento de produção e investimento no setor com as boas práticas de regulação ambiental, governança e ações de melhoramento socioeconômicos, principalmente das regiões onde as operações acontecem.

Para José Matos, o simpósio é um ambiente propício para interação entre as empresas e academia, proporcionando a oportunidade de desenvolvimento técnico-científico nas diversas cadeias do segmento do petróleo e gás. "O IV Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro é um evento de caráter internacional que objetiva o setor de petróleo e gás da região Norte e Nordeste do Brasil, tendo como mote central as discussões sobre extração em terra e águas rasas, assim como a cadeia produtiva, incluindo fornecedores de bens e serviços nesses setores", esclareceu.

Palestras 

Entre as diversas palestras e debates que tiveram a participação dos representantes de Sergipe, José Matos e Luciana Gressi, uma das mais importantes foi o ‘Encontro dos Associados da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP)’.

O encontro contou com as palestras de Marcelo Rosado, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Nortes (Fiern), do presidente da ABPIP, Marcelo Félix, e a participação da diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustiveis, Symone Araújo, com o ‘Painel Desafios Regulatórios  para os Independentes’.

Abordagens

O evento também discutiu temas ligados às questões técnicas, como o melhoramento da recuperação de campos maduros, o aproveitamento em maior escala do gás, perspectivas de exploração das bacias terrestres no Brasil, entre outros. A vasta programação oportunizou, ainda, a realização do PetroSupply Meeting, que consiste em uma série de encontros empresariais realizados pelo Sebrae RN para fomentar a realização de negócios entre empresas que atuam no setor.

Ainda foi destaque o Simpósio de Petróleo e Gás, coordenado pela Ufersa e destinado à apresentação de trabalhos científicos na área de petróleo, gás e energias. Na conjuntura da descarbonização, o Mossoró Oil & Gas também debateu vários aspectos da transição energética no país, a exemplo dos impactos à cadeia produtiva do gás e petróleo.

Configuração      

Além da área destinada aos estandes expositivos, o evento contou com duas arenas (Arena Petróleo e Gás e Arena ESG), onde foram realizadas as visitas técnicas e apresentação de painéis para debates dos temas mais relevantes do segmento.

A governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Maria de Fátima Bezerra, o prefeito do município de Mossoró, Allyson Leandro Bezerra Silva, discursaram na abertura do evento, além de outras personalidades e executivos dos segmentos de petróleo e gás.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
Brasil-Alemanha
PMEs Go Green realiza ciclo de workshops gratuitos com f...
26/01/26
Etanol
Hidratado registra valorização no mercado semanal e diário
26/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.