Energia solar

Serão criados dois parques solares em Uberlândia

Redação/Assessoria
24/05/2019 15:17
Visualizações: 173

 

A Alsol Energias Renováveis anuncia a construção de dois parques solares em Uberlândia, com potência de injeção de 5 mil kW cada. A energia gerada nas duas usinas será direcionada para empresas da cidade e região, por meio da geração compartilhada – modalidade em que consumidores localizados dentro da mesma área de concessão da distribuidora usufruem de energia gerada por um mesmo sistema, através da compensação remota. O investimento nos dois parques é da ordem de R$ 40 milhões e a construção começará de imediato, com previsão de entrega para dezembro.
 
Uberlândia ocupa, hoje, o primeiro lugar no ranking de instalações de energia fotovoltaica no Brasil, com 12.554,0 kW. A Alsol é responsável por 75% dessas instalações. Gustavo Malagoli, fundador da empresa, lembra que a 1ª instalação fotovoltaica enquadrada no sistema de compensação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no Brasil foi feita em Uberlândia em 2012, sob sua responsabilidade técnica.
 
“De lá para cá, esse número aumentou vertiginosamente a ponto de hoje a cidade liderar o ranking. Para nós é motivo de muito orgulho sermos protagonistas dessa trajetória e esperamos um crescimento ainda maior daqui para frente, porque as pessoas conhecem, cada vez mais, o custo-benefício de se apostar em energia renovável. Com estes dois parques, a capacidade instalada na cidade irá praticamente dobrar”, ressalta o executivo.
 
O prefeito Odelmo Leão ressaltou que o anúncio, além de representar o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e tecnológico da cidade, acarreta em benefícios em vários segmentos sociais. “Para nós, é uma grande satisfação contar com investimentos desse porte, pois eles se traduzem em geração de emprego, de renda e no aquecimento da economia local, questões prioritárias de nossa gestão. Portanto, a Alsol terá o meu apoio no que precisar, pois está contribuindo com a qualidade de vida e inclusão a todos, mostrando que acredita no futuro da nossa cidade e do nosso povo”, destacou.
 
Benefícios
 
Além dos ganhos para o sistema elétrico da cidade, tais como a redução no carregamento das redes, a construção dos parques solares vai gerar cerca de 125 empregos em cada planta, sem falar do baixo impacto ambiental já conhecido. “Para se ter uma ideia, cada usina produz energia suficiente para abastecer o equivalente a 2.450 casas e, com as duas usinas, mais de10 mil toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas na atmosfera ao ano”, acrescenta Malagoli.
 
Com 17.820 placas fotovoltaicas em um terreno de 83.000 m², o primeiro parque terá uma potência fotovoltaica de 5.880,60 kWp. Já o segundo terá 18.444 placas, em uma área de 87.000 m², com potência de 6.086,52 kWp. Os locais de Uberlândia onde serão construídas as usinas já estão definidos e já possuem as respectivas autorizações de conexão por parte da Cemig.
 
Sobre a Alsol Energias Renováveis
 
A Alsol é uma empresa 100% brasileira, acelerada pelo grupo Algar desde 2015, especializada em geração distribuída utilizando diferentes fontes renováveis. Responsável pela 1ª instalação fotovoltaica enquadrada no sistema de compensação da Aneel no Brasil (REN482/2012). Atualmente possui mais de 500 projetos em funcionamento. São aproximadamente 25 MWp de sistemas fotovoltaicos em operação, além de 2,0 MW de biogás. Está presente em 12 estados brasileiros, gerando energia limpa e distribuída.

A Alsol Energias Renováveis anuncia a construção de dois parques solares em Uberlândia, com potência de injeção de 5 mil kW cada.

A energia gerada nas duas usinas será direcionada para empresas da cidade e região, por meio da geração compartilhada – modalidade em que consumidores localizados dentro da mesma área de concessão da distribuidora usufruem de energia gerada por um mesmo sistema, através da compensação remota.

O investimento nos dois parques é da ordem de R$ 40 milhões e a construção começará de imediato, com previsão de entrega para dezembro. Uberlândia ocupa, hoje, o primeiro lugar no ranking de instalações de energia fotovoltaica no Brasil, com 12.554,0 kW. A Alsol é responsável por 75% dessas instalações.

Gustavo Malagoli, fundador da empresa, lembra que a 1ª instalação fotovoltaica enquadrada no sistema de compensação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no Brasil foi feita em Uberlândia em 2012, sob sua responsabilidade técnica. “De lá para cá, esse número aumentou vertiginosamente a ponto de hoje a cidade liderar o ranking. Para nós é motivo de muito orgulho sermos protagonistas dessa trajetória e esperamos um crescimento ainda maior daqui para frente, porque as pessoas conhecem, cada vez mais, o custo-benefício de se apostar em energia renovável.

Com estes dois parques, a capacidade instalada na cidade irá praticamente dobrar”, ressalta o executivo. O prefeito Odelmo Leão ressaltou que o anúncio, além de representar o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e tecnológico da cidade, acarreta em benefícios em vários segmentos sociais. “Para nós, é uma grande satisfação contar com investimentos desse porte, pois eles se traduzem em geração de emprego, de renda e no aquecimento da economia local, questões prioritárias de nossa gestão.

Portanto, a Alsol terá o meu apoio no que precisar, pois está contribuindo com a qualidade de vida e inclusão a todos, mostrando que acredita no futuro da nossa cidade e do nosso povo”, destacou. Benefícios Além dos ganhos para o sistema elétrico da cidade, tais como a redução no carregamento das redes, a construção dos parques solares vai gerar cerca de 125 empregos em cada planta, sem falar do baixo impacto ambiental já conhecido. “Para se ter uma ideia, cada usina produz energia suficiente para abastecer o equivalente a 2.450 casas e, com as duas usinas, mais de10 mil toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas na atmosfera ao ano”, acrescenta Malagoli. Com 17.820 placas fotovoltaicas em um terreno de 83.000 m², o primeiro parque terá uma potência fotovoltaica de 5.880,60 kWp.

Já o segundo terá 18.444 placas, em uma área de 87.000 m², com potência de 6.086,52 kWp. Os locais de Uberlândia onde serão construídas as usinas já estão definidos e já possuem as respectivas autorizações de conexão por parte da Cemig. Sobre a Alsol Energias Renováveis A Alsol é uma empresa 100% brasileira, acelerada pelo grupo Algar desde 2015, especializada em geração distribuída utilizando diferentes fontes renováveis. Responsável pela 1ª instalação fotovoltaica enquadrada no sistema de compensação da Aneel no Brasil (REN482/2012). Atualmente possui mais de 500 projetos em funcionamento. São aproximadamente 25 MWp de sistemas fotovoltaicos em operação, além de 2,0 MW de biogás. Está presente em 12 estados brasileiros, gerando energia limpa e distribuída.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13