O Sepetiba Tecon, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) registrou, no ano passado, o primeiro resultado positivo de seus seis anos de operação efetiva: R$ 6,3 milhões. As receitas com a movimentação de contêineres, que em 2004 eram inferiores àquelas de produtos siderúr...
Redação
27/04/2006 00:00
Visualizações:
284
(0)(0)(0)(0)
O Sepetiba Tecon, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) registrou, no ano passado, o primeiro resultado positivo de seus seis anos de operação efetiva: R$ 6,3 milhões. As receitas com a movimentação de contêineres, que em 2004 eram inferiores àquelas de produtos siderúrgicos, chegaram a R$ 61 milhões, quase o dobro dos R$ 38 milhões gerados pela siderurgia. Quase 80% das exportações da CSN saem pelo porto. A movimentação de contêineres cresceu 44%, chegando a 138 mil unidades, bem acima do crescimento consolidado do mercado brasileiro, de 16,8%. A estimativa da empresa é movimentar 184 mil contêineres neste ano, o que daria um crescimento de 33%, e um lucro de R$ 25 milhões. O número de navios por mês começou com 42, em janeiro, e terminou com 60, em dezembro, resultando em uma média mensal de 51 navios. O pico foi em setembro, quando atingiu seu número recorde de 64 navios. Comparado com 2004, o volume de transbordo de cargas cresceu 90%, o que elevou de 20% para 27% a sua participação nos negócios do terminal. No primeiro trimestre deste ano, as cargas que passam de navios maiores para menores (e vice-versa) representaram 36% da movimentação total. O principal item movimentado pelo Sepetiba Tecon é partes e peças para a indústria automobilística, principalmente para Peugeot-Citröen e Mitsubishi. O café também começa a ser um dos produtos promissores. Junto com o grupo Tristão, o terminal investiu R$ 3 milhões na construção de um armazém de cinco mil metros quadrados específico para café, que já está praticamente concluído. O produto poderá passar a ser o primeiro em movimentação no terminal. Sepetiba é o porto mais próximo da região de Varginha, uma das maiores exportadoras de café do país. O plano de investimentos totaliza R$ 51,2 milhões até 2007. Cerca de R$ 30 milhões serão usados para comprar equipamentos: dois ou quatro portêineres (guindaste fixo para movimentação de contêineres nos navios) e os dois primeiros transtêineres (guindaste para movimentação de contêineres no pátio). Outra parcela de R$ 11 milhões será destinada à compra de sete reach stackers (guindaste móvel) e 23 empilhadeiras.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a
usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa
política de privacidade, termos de uso
e cookies.