Infraestrutura

SEP quer unificar contratos de dragagem em Santos

A partir de janeiro do ano que vem, as dragagens de aprofundamento do canal de navegação (calha central), dos acessos aos berços e desses pontos de atracação no Porto de Santos serão executadas por uma mesma empresa, em um único contrato. O projeto &e

A Tribuna
02/09/2013 11:36
Visualizações: 793
A partir de janeiro do ano que vem, as dragagens de aprofundamento do canal de navegação (calha central), dos acessos aos berços e desses pontos de atracação no Porto de Santos serão executadas por uma mesma empresa, em um único contrato. O projeto é da Secretaria de Portos (SEP), que será responsável pela licitação e pelo acompanhamento das obras.

O plano foi apresentado pelo diretor do Departamento de Desempenho Operacional da SEP, Marcelo Werner Salles, na semana passada, durante sua participação na reunião mensal do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos, no Centro da Cidade.

Atualmente, a SEP é responsável apenas pela dragagem do canal de navegação do cais santista. O aprofundamento das bacias de evolução (o trecho do canal que fica entre a calha central e os pontos de atracação) e dos berços está sob responsabilidade da Codesp, a Autoridade Portuária de Santos.

A diferença entre os cronogramas dos dois serviços é vista como um problema que impede a atracação de navios no porto. Enquanto os trechos 1 e 2 do canal (da entrada do Porto à Torre Grande) estão com uma profundidade de 14,9 metros (com a possibilidade de receber navios de até 13.2 metros de calado), as bacias de evolução nessas áreas ainda não apresentam a mesma dimensão, pois seu aprofundamento não está concluído.

A diferença entre as profundidades faz com que as embarcações não consigam utilizar toda a sua capacidade de transporte (um navio levando sua capacidade máxima de carga até poderia passar pela calha, mas ficaria encalhado nas bacias de evolução). Essa questão foi levantada pelo diretor de Relações Institucionais da Praticagem de São Paulo, Fábio Mello Fontes, durante a 11ª edição do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos na última terça-feira, na Cidade.

O problema envolvendo a dragagem que mais chamou a atenção da comunidade portuária foi o enfrentado pela Brasil Terminal Portuário. A instalação, construída na Alemoa, adiou sua entrada em operação pela falta do aprofundamento do acesso aos seus berços.


Cronograma

Na visita a Santos, o diretor do Departamento de Desempenho Operacional da SEP informou que as obras de dragagem do canal de navegação nos trechos 3 e 4 (que englobam as áreas do Paquetá e da Alemoa) serão concluídas ainda neste ano, em dezembro.

A ideia da SEP é dragar determinados trechos e realizar a batimetria logo em seguida. Assim, quando o aprofundamento de toda a extensão for concluído, a Marinha poderá analisar as informações e homologar a nova profundidade. O plano inicial era concluir as obras em outubro, mas ele foi revisto por problemas burocráticos, informou a SEP.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.