Projeto

SEP contrata Unisys para estudo portuário

A Secretaria de Portos (SEP) juntamente com a Unisys, especializada em TI, anunciaram nos últimos dias, um contrato para a elaboração de estudos,  visando a melhoria do sistema, segurança e troca de informações entre as operações de log

Redação
19/08/2010 12:22
Visualizações: 391 (0) (0) (0) (0)
A Secretaria de Portos (SEP) juntamente com a Unisys, especializada em TI, anunciaram nos últimos dias, um contrato para a elaboração de estudos,  visando a melhoria do sistema, segurança e troca de informações entre as operações de logística nos portos marítimos do país. A Unisys provê serviços de consultoria em segurança da cadeia logística para possibilitar o desenvolvimento seguro e eficiente nas operações logísticas no Brasil.

 

O contrato de consultoria, patrocinado pela Agência de Desenvolvimento e Comércio dos Estados Unidos (USTDA) e conhecido como “Carga Inteligente”, irá avaliar como os processos de negócios e tecnologias são realizados e como as melhores práticas de tecnologias podem ser usadas para aprimorar a segurança e eficiência das operações dos portos do Brasil.

 

O projeto representa o primeiro passo em torno da criação de uma simples janela para o compartilhamento de dados através das cadeias logísticas no país.

 

A Unisys examinará o ambiente do comércio exterior brasileiro e o movimento de carga transportada dentro do país, sugerindo soluções avançadas de integração desenhadas para compartilhar informações entre múltiplas partes interessadas, mitigando vulnerabilidades na cadeia de logística e melhorando a eficiência nos portos.

 

Especificamente, a Unisys fornecerá à SEP uma análise abrangente das melhores práticas internacionais e nacionais e tecnologias para as operações de importação e exportação, bem como um workshop de implementação de uma solução integrada para o aumento da segurança da cadeia logística nos portos brasileiros ao mesmo tempo em que será possível facilitar o fluxo de carga e melhorar a disseminação e compartilhamento de dados.  

 

Este esforço integrará os requisitos do sistema do “Porto Sem Papel” que a SEP está desenvolvendo e que possibilita às organizações públicas e privadas o compartilhamento de informações através de toda a cadeia de logística.

 

Este projeto permitirá à SEP promover processos mais modernos que facilitem o livre fluxo de bens à segurança de pessoal, instalações, embarcações e cargas contra comércio ilícito, crime e possíveis atos de terrorismo.

 

A Unisys traz para o projeto experiência com tecnologias seguras, monitorando e rastreando cargas do mundo, incluindo identificação por radio freqüência (RFID), dispositivos de segurança para contêiners e lacre eletrônico. A empresa irá agregar sua experiência em projetos de segurança portuária e cadeia de suprimentos marítimos que hoje atendem às regras mundiais.

 

Adicionalmente, a Unisys irá oferecer neste projeto com a SEP o programa “Comércio Seguro”, que irá sustentar iniciativas de negócios para melhorar a segurança na movimentação internacional na carga de contêineres, além da implantação do projeto de corredor seguro e testes de dispositivos de segurança em contêineres.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.