Debate

Senado discutiu futuro dos terminais

<P>A disputa dos terminais de contêineres com empresas que estão investindo em portos privativos para movimentar carga própria e de terceiros foi parar no Congresso Nacional. O tema foi alvo de debate nas discussões no Senado sobre a prorrogação do Reporto, o regime tributário para incentivo ...

Valor Econômico
19/06/2008 00:00
Visualizações: 439 (0) (0) (0) (0)

A disputa dos terminais de contêineres com empresas que estão investindo em portos privativos para movimentar carga própria e de terceiros foi parar no Congresso Nacional. O tema foi alvo de debate nas discussões no Senado sobre a prorrogação do Reporto, o regime tributário para incentivo e modernização dos portos.

O Senado aprovou, no fim de maio, a prorrogação do Reporto até 2011 depois de a liderança do governo formalizar acordo com a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), relatora do projeto de lei de conversão que dispunha sobre a renovação do regime tributário. O parecer da senadora incluía emenda para que os terminais de uso privativo misto pudessem movimentar carga própria e de terceiros, independente do percentual.

Se aprovada, a emenda mudaria a situação atual. Pela resolução 517/05 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a empresa interessada na autorização para explorar um terminal de uso privativo misto deve comprovar que a carga própria por si só justifica a implantação do empreendimento.

Coube ao superintendente de portos da Antaq, Celso Quintanilha, enviar ofício ao senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, na qual afirma que a agência estuda a revisão da norma. Ao Valor, o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, disse que o processo de revisão da resolução 517/05 está em fase final de conclusão e a expectativa é colocar o tema em audiência pública para discussão este ano.

Fialho reconheceu que a formulação de uma política portuária para o país por meio de um decreto que está sendo preparado pelo governo pode modificar o cenário no qual a agência terá de regular. Ele não quis emitir juízo de valor sobre os questionamentos feitos contra a Antaq no STF pela Abratec, a entidade que reúne os terminais de contêineres de uso público. A defesa cabe à AGU (Advocacia Geral da União), disse.

Avaliou como injusta a afirmação de que a agência não age na fiscalização. Em 2007 foram mais de 1,2 mil ações de fiscalização em todo o país. Dados da Antaq mostram que existem 122 terminais de uso privativo no país, dos quais cinco são exclusivos (movimentam só carga própria). Os demais são mistos, o que lhes permite movimentar carga própria e de terceiros.

Fonte do setor avaliou que foi uma conquista da lei dos portos (8.630/93) permitir a existência dos terminais de uso privativo misto. A observância deste conceito permitiu a convivência pacífica (entre terminais públicos e privados) durante anos. O impasse surgiu quando terminais que supostamente não têm carga própria se interessaram em prestar serviços para terceiros.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2025
Valge se prepara para comemorar 30 anos com foco no cres...
28/07/25
Combustíveis
ANP vai rever atividade de formulação de gasolina e óleo...
28/07/25
GNV
Naturgy anuncia redução de tarifas de gás natural em agosto
28/07/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras fortalecem parcerias e di...
28/07/25
Gás Natural
Petrobras atualiza preços do gás natural para distribuidoras
28/07/25
ANP
Inscrições para o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 202...
28/07/25
Drilling
Foresea se consolida na liderança do setor de perfuração...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas encerra quarta edição com anúncios da ...
28/07/25
Aviação
Firjan projeta volume dos combustíveis sustentáveis de a...
28/07/25
Combustíveis
Etanol registra variação mista entre os dias 21 e 25 de ...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas destaca avanços e interiorização do gás natural d...
25/07/25
Oferta Permanente
ANP aprova estudos do Projeto Calcita e pode dar origem ...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Mercado de gás natural é destaque no segundo dia do Serg...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Inovaren marca presença na SOGE – Sergipe Oil & Gas 2025
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae participa da abertura do Sergipe Oil&Gas 2025
24/07/25
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio para co...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe reforça protagonismo nacional no setor energétic...
24/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22