Indústria Naval

Seminário no Rio de Janeiro apresenta balanço da indústria naval e offshore

Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza evento dia 10 de maio, na Firjan, para discutir oportunidades, ações e investimentos no setor

Redação
09/05/2010 22:02
Seminário no Rio de Janeiro apresenta  balanço da indústria naval e offshore Visualizações: 679

Será realizado nesta segunda-feira, dia 10, no auditório da Firjan, o seminário “Balanço do Setor Naval e Offshore no Estado do Rio de Janeiro”, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis). Estarão em pauta investimentos superiores a R$ 3,7 bilhões em três anos na indústria naval offshore fluminense, novas oportunidades de negócios e as ações do Governo do Estado para apoiar esses projetos, garantir a competitividade do setor e atrair novos empreendimentos.

 

 

 

O seminário espera reunir 300 pessoas, entre empresários, executivos e trabalhadores das empresas da cadeia naval e offshore, além de representantes do governo estadual, de prefeituras e entidades do setor. Durante o evento, também será lançado o Fórum do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás) no Estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

A abertura oficial será às 9h, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno; pelo subsecretário estadual de Fazenda, Ricardo Pinheiro; pelo presidente do Conselho Empresarial de Política Econômica e Industrial da Firjan, Carlos Mariani; pelo presidente do Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval), Ariovaldo Rocha; pelo diretor geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Eloi Fernandez y Fernandez; pelo presidente da Companhia Docas, Jorge Mello, e pelo diretor do Fórum dos Trabalhadores da Construção Naval e Offshore, Joacir Pedro.

 

 

 

Entre os palestrantes, estão confirmados o gerente geral de Estratégia e Gestão de Portfólio da Petrobras, Hugo Repsold; o diretor de Transporte Marítimo da Transpetro, Agenor Junqueira; o presidente da Log-In Logística, Mauro Dias; o coordenador executivo do Prominp, José Renato Ferreira de Almeida; o contra-almirante Francisco Deiana, da Marinha do Brasil, e Gabriela Lobato, da BR Marinas.

 

 

 

Estarão presentes ainda dirigentes dos municípios que sediam grandes empreendimentos do setor naval-offshore, como os prefeitos Carlo Busatto Júnior (Itaguaí) e Washington Quá-Quá (Maricá) e os secretários municipais de Indústria Naval de Niterói, Milton Carlos, e de Desenvolvimento Econômico de Quissamã, Haroldo Carneiro.

 

 

 

Programação

 

 

 

A programação será iniciada às 9h com o painel “Mercado de Oportunidades – Demanda e Política Fiscal”, onde serão apresentados os planos de aquisição da Petrobras, Transpetro, Marinha do Brasil e Log-In Logística Intermodal. O governo estadual mostrará os benefícios tributários previstos para a cadeia naval e offshore.

 

 

 

Às 14h, o painel “Desafios da indústria naval fluminense” reunirá representantes do Sinaval, da Onip, da Firjan e do Prominp para discutir temas como infraestrutura, capacidade e competitividade; indústria fornecedora e plano de capacitação de mão-de-obra.

 

 

 

Na ocasião, será apresentado o Fórum do Prominp no Estado do Rio, que terá o papel de contribuir para o fortalecimento da indústria fluminense para atender às demandas de bens e serviços da cadeia produtiva de petróleo e gás, principalmente frente às oportunidades que serão geradas pela exploração e produção no pré-sal.

 

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o fórum reunirá representantes da Petrobras, Firjan, Sebrae, Onip e IBP, entre outras instituições, e atuará de forma ampla e integrada com os outros já existentes na Bacia de Campos, em Macaé; no Leste Fluminense, que abrange o Complexo Petroquímico (Comperj), e em Duque de Caxias, ligado à Reduc.

 

O último painel, que começa às 15h50m, abordará alguns dos principais projetos previstos para o setor no Rio de Janeiro, como o Complexo Industrial Offshore de Itaguaí e os complexos industriais portuários de Barra do Furado (São João da Barra) e de Jaconé (Maricá).

 

 

O seminário tem apoio do Sistema Firjan, da Companhia Docas, da Onip, do Sinaval e do Fórum dos Trabalhadores da Construção Naval e Offshore

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em ...
16/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Indústria Naval
Marinha do Brasil inicia a construção do 4º navio da Cla...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Investimento
Fundo da Marinha Mercante prioriza R$ 4,6 bilhões para p...
07/01/26
Resultado
Com eficiência portuária, Brasil consolida o melhor triê...
07/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Resultado
Movimentação de cargas nos portos privados do Brasil cre...
06/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
Meio ambiente
PortosRio realiza mutirões de limpeza e conscientização ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Resultado
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movime...
19/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.