Fiscalização

Seminário internacional debate segurança

<P>Autoridades e representantes das alfândegas brasileira e de outros 25 países americanos se reúnem a partir de amanhã, às 9 horas, em Guarujá, para debater a adoção de procedimentos padrões na fiscalização da troca mundial de mercadorias. Promovido pela Organização Mundial das Aduanas...

A Tribuna - SP
05/11/2006 22:00
Visualizações: 965

Autoridades e representantes das alfândegas brasileira e de outros 25 países americanos se reúnem a partir de amanhã, às 9 horas, em Guarujá, para debater a adoção de procedimentos padrões na fiscalização da troca mundial de mercadorias. Promovido pela Organização Mundial das Aduanas (OMA), o Seminário Regional sobre o Marco Normativo para a Segurança e Facilitação do Comércio Internacional discutirá como garantir o combate ao contrabando e a ações terroristas, sem prejudicar a agilidade do transporte de cargas.

Patrocinado pelo Governo do Japão, o encontro será realizado no Delfim Hotel e prosseguirá até a próxima sexta-feira.

O Brasil estará representado por algumas de suas principais autoridades do setor: a secretária-adjunta da Receita Federal Clecy Maria Busato Lionço; o coordenador-geral de Administração Aduaneira, Ronaldo Lázaro Medina; a superintendente-adjunta para Assuntos Aduaneiros, da Superintendência Regional da Receita em São Paulo, Diva Alves Kodama; e o inspetor da Alfândega de Santos, José Guilherme Vasconcelos.

Amanhã, a abertura contará com a participação da superintendente-adjunta Diva Kodama, que falará sobre a importância do Marco Normativo para a Segurança e Facilitação do Comércio Internacional, projeto desenvolvido pela OMA.

A proposta da Organização Mundial das Aduanas determina a adoção de procedimentos comuns pelas alfândegas dos 166 países filiados à entidade (que movimentam 99% do comércio do planeta), para agilizar a inspeção de cargas, impulsionar a comunicação entre os órgãos fiscalizadores de diferentes nações e aumentar a vigilância sobre os carregamentos.

De acordo com comunicado da Secretaria da Receita Federal, em seu endereço eletrônico (www.receita.fazenda.gov.br), o marco estabelece ''um conjunto de normas aduaneiras internacionais, desenvolvidas pela OMA, que não se dupliquem nem contradigam outras exigências intergovernamentais''. Entre as medidas previstas, estão desde as avaliações de risco de cada embarque e desembarque, o envio antecipado de dados às autoridades, sobre os produtos a serem transportados, e o uso de sistemas de tecnologia de informação compatíveis (permitindo a troca de dados entre as nações).

O objetivo é ''organizar uma rede entre as aduanas de maneira a garantir o movimento contínuo de mercadorias através de cadeias logísticas internacionais seguras'', informa a Receita Federal.

Através de uma padronização mínima de processos, a OMA defende ser mais fácil acessar as informações de produtos desde sua produção até a entrega no destino final (em outra nação), determinar com maior exatidão aqueles que serão fiscalizados e, com a redução do volume de inspeções, agilizar o comércio internacional.

O seminário também irá debater a implantação das norma de segurança internacional para portos e navios, o ISPS Code. A experiência brasileira será apresentada na tarde de quinta-feira, pelo inspetor da Alfândega de Santos, José Guilherme Vasconcelos. No mesmo dia, estão previstas palestras com Ronaldo Medina e Clecy Lionço. 

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.