Evento

Seis equipes brasileiras vão competir na Shell Eco-marathon Americas

Maior corrida estudantil de eficiência energética do mundo completa 10 anos e será realizada entre 22 e 24 de abril em Detroit, nos EUA.

Assessoria/Redação
15/04/2016 12:58
Visualizações: 676

Seis times de cinco universidades brasileiras estão de malas prontas para Detroit, nos Estados Unidos, onde vão participar da 10ª edição da Shell Eco-marathon Americas (SEMA), entre os dias 22 e 24 de abril. Organizada pela Shell, a competição é uma disputa acadêmica de eficiência energética, em que o objetivo é construir um veículo para percorrer a maior distância utilizando a menor quantidade de energia possível.

Completando uma década de existência, esta edição vai reunir 128 equipes de diversos países das Américas, divididas em sete categorias: “Bateria Elétrica”, “GTL”, “Diesel”, “Hidrogênio”, “CNG”, “Etanol” e “Gás”. O Brasil será representado por estudantes de cursos de Engenharia e outras especializações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O desafio destes futuros cientistas e engenheiros é o mesmo: bater o atual recorde da competição, que é de cerca de 1.250 quilômetros percorridos com um único litro de gasolina, o equivalente a distância entre Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

O recorde brasileiro

A equipe Pato a Jato, formada por alunos da UTFPR, obteve a melhor colocação do país na história do evento: segundo lugar na categoria “Combustíveis Alternativos”. Com o protótipo chamado Popygua, o time percorreu 316 quilômetros com um só litro de etanol em sua estreia em competições internacionais. O capitão, Matheus Rizzi, conta que após a participação na última edição, algumas mudanças foram realizadas no protótipo para mais uma disputa nos Estados Unidos.

“Aprendemos bastante com o que vimos em Detroit. Vamos para competir, aumentar nossa média e manter nosso bom desempenho. Queremos deixar o nome da universidade marcado na história da disputa”, declara Rizzi.

Foco no pódio

A equipe da UNIFEI já é veterana na SEMA e, este ano, vai para sua 5ª participação, pela primeira vez competindo em duas categorias: “Bateria Elétrica” e “Etanol”. O capitão da equipe, Lucas Treméa, diz que eles estão apreensivos, principalmente na categoria “Etanol”. “Estamos indo para brigar pelo pódio com nosso protótipo movido a bateria elétrica, mas não sabemos o que esperar da disputa com o etanol”, comentou.

Quem está confiante é a equipe da UFSC. Em 2015, os alunos foram reconhecidos por terem o protótipo mais leve das Américas. “Nossa meta é conseguir ficar abaixo dos 23kg”, afirma Samuel Bassini, capitão da EFICEM. “A competição é muito bacana e há uma grande interação entre estudantes de todos os países”, completa.

A Shell Eco-marathon também não é novidade para os alunos da Mackenzie, que estiveram em Detroit no ano passado e levaram o “Prêmio Perseverança” por terem trabalhado duro para conseguir deixar o carro pronto para a corrida após enfrentarem problemas com o transporte do protótipo até a competição.

Há uma estreia na edição deste ano, a da equipe Feng Eco Racing, da PUCRS. A aposta deles é em um time interdisciplinar, que contou com a ajuda de estudantes de Física, Nutrição e Comunicação, por exemplo. “Nessa primeira participação nossa intenção é coletar dados para voltarmos mais fortes nos próximos anos, mas estamos bastante ansiosos pela estreia”, explica o capitão Anderson Antunes.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.