Rio Pipeline 2019

Segurança de dutos e ênfase na comunicação com a sociedade em debate

Redação/Assessoria IBP
04/09/2019 10:29
Segurança de dutos e ênfase na comunicação com a sociedade em debate Imagem: TN Petróleo Visualizações: 442

O primeiro dia da Rio Pipeline (03/09), maior encontro da comunidade internacional de dutos, reuniu especialistas nacionais e estrangeiros para discutir uma nova visão sobre as tecnologias para segurança no transporte dutoviário. Para ilustrar os desafios e a responsabilidade do setor, Marcelino Guedes, gerente executivo de Proteção de Dutos da Petrobras Transporte, defendeu a necessidade de as empresas atuarem cada vez com mais transparência junto à sociedade. "Precisamos mostrar as ferramentas e tecnologias que dispomos hoje para o monitoramento dos dutos", afirmou.

Nessa mesma linha, Heinz Watzka, consultor sênior da Watzka Consulting, alertou que o setor precisa fazer uma comunicação mais positiva em relação aos dutos porque, muitas vezes, fica apenas a visão negativa para a sociedade e o resultado disto tem sido a perda de concessões ao redor do mundo. "Temos dutos de 1912 em operação na Alemanha com total segurança", destacou.

Cliff Johnson, presidente da PRCI, chamou a atenção para a necessidade de treinamento de pessoal. De acordo com ele, a maior parte dos incidentes tem origem em erros da força de trabalho que lida com os dutos. Para Johnson, a solução está em unir e dividir experiências, assim como as companhias aéreas fizeram durante a década de 1980. "Infelizmente, naquela época ocorriam muitos acidentes. Mas o uso da troca de informações de banco de dados resultou em uma redução muitíssimo expressiva. Estamos presentes em 60% dos dutos ao redor do mundo. Um dos nossos trabalhos hoje é justamente fazer esta troca de experiências entre empresas do setor", completou.

Outro aspecto trazido por David Miller, diretor da API Standards Program, foi a necessidade da implementação de certificações em dutos. Segundo o especialista, a API Standards Program não só desenvolve critérios para tais certificações, como também orienta as empresas para atingi-las. O último painelista do dia, o coordenador de Engenharia de Duto da PUC-Rio, José Luiz de França Freire, por sua vez, dividiu com a plateia experimentos e pesquisas que estão sendo desenvolvidos pela universidade. Ele apresentou cases que foram criados e solucionados dentro dos laboratórios da entidade, trazendo novas referência para o setor.

Ainda na tarde de ontem, os participantes da Rio Pipeline 2019 puderam acompanhar a apresentação de cases técnicos no workshop "Integridade de dutos na distribuição de gás natural", que contou com as palestras de "Gestão de Integridade" e "Tópicos especiais de gestão de integridade".

Exposição

Um dos destaques da Rio Pipeline 2019 é a área de exposição, que recebeu 50 empresas para apresentarem as últimas inovações do mercado dutoviário. Uma das novidades, por exemplo, foi o Nima, da Rosen. Como uma espécie de loja de aplicativos, a plataforma digital de gerenciamento de integridade e dados consegue reunir uma multiplicidade de programas open source.

Já o estande da Intero Brasil apresenta, para simulação, uma ferramenta de inspeção de dutos de fibra ótica que inova pela flexibilidade. Além de detectar anomalias, ela também consegue realizar a medição e monitoramento online, bem como a coleta de dados offline.

Com o foco na capacitação de pessoas, a Odebrecht Engenharia & Construção (OEC) trouxe o Pipelayer, sua plataforma de simulação de operações. Por meio da realidade virtual, o sistema possibilita a redução de custos em até 75% e o aumento da segurança dos profissionais, além da redução da emissão de gases poluentes no meio ambiente.

A Rio Pipeline 2019 vai até quinta-feira (05), no Centro de Convenções SulAmérica. O evento é organizado pelo IBP, com patrocínio da Petrobras, Transpetro, Rosen, Aveva, Comgás, Engie, Intero, NTS, Prumo Logística, TBG, TechnipFMC, Tenaris, Trapil, Emerson, Plural + Combustível Legal, Worley, OptaSense e Signaltape. Veja a programação completa do evento em www.riopipeline.com.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.