Empregos

Segundo economista Luiz Castelli, da GO Associados recuperação sustentada do emprego só deve vir no 2º trimestre

Redação/Portal Faesp Senar
17/03/2017 10:42
Segundo economista Luiz Castelli, da GO Associados recuperação sustentada do emprego só deve vir no 2º trimestre Imagem: Divulgação Visualizações: 1027

O saldo positivo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em fevereiro foi surpreendente, mas o movimento não deve se repetir em março, avalia o economista Castelli, da GO Associados. Para ele, a criação de novos postos de trabalho no País deve ocorrer de forma sustentada apenas no segundo trimestre.

"Provavelmente em março devemos voltar a ter um número negativo, devolvendo uma parte do resultado de fevereiro. De forma sustentada, acredito que a geração de empregos ocorra a partir de abril", afirmou em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Para Castelli, os destaques ficaram com a indústria, que teve desempenho positivo pelo segundo mês consecutivo, e com o setor de serviços. "Os dados da indústria reforçam a percepção de que este é o setor que vai puxar a retomada. Já serviços teve um desempenho muito bom, especialmente por conta do segmento de educação - ainda que haja uma questão sazonal que influencia esse dado", explicou.

Outro aspecto destacado pelo economista da GO Associados é o caráter mais difuso da criação de empregos em fevereiro, com bom desempenho na Agricultura e outros setores, além dos já mencionados. "O comércio, mesmo com fechamento de vagas, até que foi bem, apesar da sazonalidade."

Para o resultado fechado de 2017, o economista projeta um saldo positivo de 150 mil vagas. Já a recuperação do mercado de trabalho aos níveis de 2014, na avaliação de Castelli, ainda deve demorar alguns anos. "Foram fechados 2,8 milhões de postos de trabalho entre 2015 e 2016. Com o estoque atual de 38,515 milhões de vagas, o Brasil só deve chegar aos 41 milhões de empregos em 2020", afirma.

O Caged de fevereiro ficou positivo em 35.612 postos de trabalho, interrompendo uma sequência de 22 meses com saldo negativo de vagas. A última vez em que o dado mostrou a criação de empregos foi em março de 2015. Os dados foram apresentados nesta quinta pelo próprio presidente Michel Temer, fato inusitado e que sinalizou ao mercado que os números seriam positivos. Temer estava acompanhado do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.