Redação TN Petróleo/Assessoria
A Blue Sol Energia Solar – empresa com mais de 11 anos de experiência e pioneira no setor de energia solar fotovoltaica – anuncia a abertura de mais uma unidade franqueada da marca. Dessa vez, a cidade de Niterói recebe a 23ª franquia da rede, a 2ª com o novo modelo de negócios, chamado Next.
No comando da nova franquia está Leonardo Barros, de 39 anos. Ex-bancário e representante comercial de uma indústria farmacêutica, Barros já experimenta o empreendedorismo há 4 anos. Ele divide com a esposa o comando de uma empresa de representação no mercado de gêneros alimentícios com foco em pescados e insumos. Os produtos são vendidos a empresas de distribuição e restaurantes. "Apesar de estarmos caminhando bem com o nosso negócio, eu ainda buscava uma outra opção para investir e me dedicar. Pesquisando, descobri o mercado de energia solar fotovoltaica, que é bastante sólido e está em franca expansão, e com ele a Blue Sol Energia Solar", conta.
Barros conta que estudou bastante o setor e as empresas que dele fazem parte, analisou o mercado, as oportunidades existentes, regulamentação e uma série de aspectos importantes antes de tomar a decisão de investir aproximadamente R$ 25 mil no novo modelo de franquia da Blue Sol. "Encontrei uma empresa séria, referência no segmento, com credibilidade no mercado de energia solar, bem estruturada e com um back office gabaritado para dar suporte aos franqueados. Depois disso, a decisão foi tomada com bastante tranquilidade", explica o franqueado.
O perfil comercial de Leonardo Barros somado ao planejamento traçado pelo franqueado em parceria com a franqueadora resultam em uma programação do retorno de investimento para, no máximo, 6 a 8 meses. Barros vai atuar no mercado residencial da região oceânica de Niterói e com empreendimentos comerciais de pequeno e médio portes na região e adjacências.
"Estou confiante e bastante animado com a franquia. Passei por uma verdadeira imersão no universo da energia solar, fiz treinamentos e estou totalmente preparado. Acredito que em um ano devo inaugurar uma segunda operação da Blue Sol. Esse otimismo tem base, visto que o mercado de energia solar fotovoltaica está em franca expansão, com excelentes perspectivas a curto, médio e longo prazo. Além disso, estamos falando de uma fonte de energia limpa e viável, que está se tornando cada vez mais acessível a toda população e faixa de mercado. O solar é uma realidade e eu vou participar da expansão desse setor", finaliza Barros.
Detalhes sobre o modelo de franquias Next
De acordo com Nayra Cattarin, gestora de franquias da Blue Sol Energia Solar, com o novo modelo de franquias da marca, batizado como Next, não é necessário contratar colaboradores ou ter um ponto comercial para o desenvolvimento das atividades. O franqueado deve se dedicar exclusivamente à captação de clientes e venda de sistemas de energia solar fotovoltaica. A franqueadora, por sua vez, fica responsável pela engenharia e desenvolvimento de projeto, instalação dos sistemas de energia solar, homologação e conexão à rede elétrica. O negócio foi criado para dinamizar ainda mais o processo de expansão da marca, dando à rede a possibilidade de ter mais capilaridade em cidades com até 20 mil habitantes. "Temos interesse em iniciar as atividades com o novo formato de franquia em todas as regiões do Brasil. A expectativa é de que ao final de 2021 a Blue Sol contabilize cerca de 300 franquias com o modelo Next em operação e um total de mais de 330 unidades franqueadas se somados os outros modelos da marca", detalha a executiva.
O franqueado Next, da Blue Sol Energia Solar, recebe treinamento – presencial ou online, diretamente da Universidade Blue Sol - totalmente embasado na metodologia da marca, construída ao longo de mais de 10 anos de atuação no setor, para superar as metas de vendas estabelecidas pela franqueadora. Para potencializar o início das atividades, os franqueados recebem, ainda, suporte especial da franqueadora para realização das prospecções de clientes. "A implantação desse modelo de negócio acontece em, no máximo, 30 dias. O franqueado tem como metas principais a concretização de 16 vendas de sistemas fotovoltaicos nos primeiros 180 dias do negócio e de um total de 48 sistemas comercializados ao final do 1º ano de atividades, quando a receita líquida será de R$ 84 mil. A franquia deve fechar o segundo ano de operações com 120 sistemas vendidos e uma receita líquida superior a R$ 126 mil", detalha Cattarin.
Fale Conosco
21