O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, garantiu que a Região Sul, que passa por uma das piores seca de sua história, com os reservatórios de água das hidrelétricas comprometidos, não vai sofrer os problemas da falta de energia.
Agência BrasilO presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, garantiu que a Região Sul, que passa por uma das piores seca de sua história, com os reservatórios de água das hidrelétricas comprometidos, não vai sofrer os problemas da falta de energia.
Segundo o presidente da EPE, a “robustez” do Sistema Interligado Nacional (SIN) permite que a Região Sudeste destine à Região Sul até 70% da energia necessária para suprir a redução de produção das hidrelétricas.
“Além disto nós temos as térmicas que podem e estão sendo acionadas para poder trazer segurança ao sistema. A população da Região Sul pode ficar bastante tranqüila porque não há qualquer risco de qualquer interrupção no fornecimento de energia elétrica e a situação está sobre controle”, disse.
Tolmasquim também informou que para poupar os reservatórios, algumas usinas térmicas movidas a carvão ou a gás natural já entraram em operação para maior segurança do sistema de transmissão.
“Este é exatamente o papel das térmicas: elas existem exatamente para que, em momentos de pior situação hidrológica, você possa aciona-las para dar segurança ao sistema. Então, elas ficam paradas em situação hidrológica favorável e nos momentos contrários elas são acionadas para dar maior segurança ao mercado quando chove menos”, afirmou.
Fale Conosco