Acordo

Sebrae e OEA assinam acordo para o crescimento econômico de pequenas empresas brasileiras

A parceria entre Brasil e Estados Unidos busca a recuperação econômica do Brasil na pós-pandemia

Redação TN Petróleo/Assessoria Sebrae
11/04/2022 15:42
Sebrae e OEA assinam acordo para o crescimento econômico de pequenas empresas brasileiras Imagem: Divulgação Visualizações: 2394

O governo dos Estados Unidos celebrou, nesta segunda-feira (11), a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Sebrae que implementa a metodologia de Small Business Development Center (SBDC) no Brasil. A parceria busca a recuperação econômica pós-pandêmica do país, intensificando sua relevância na expansão da prosperidade para mais membros da sociedade e o fortalecimento do comércio e investimento, a criação de empregos e inovação.

O MOU concluiu dez anos de negociação, durante os quais recebeu o apoio do secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, e do secretário adjunto para Desenvolvimento Econômico, José Fernandez. O programa é financiado pela Missão dos EUA junto à OEA e implementado pela Universidade do Texas San Antonio (UTSA). A expectativa é que, neste primeiro semestre, a metodologia entre em operação nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, afirmou que a celebração do acordo representa um avanço para as micro e pequenas brasileiras, que poderão usufruir da metodologia Small Business Development Center, que impulsiona os resultados dos empreendedores, com grande possibilidade de mensuração de dados. “Os EUA sempre foram um modelo de desenvolvimento para o Brasil e um parceiro comercial, um exemplo de economia pulsante. O Sebrae dará as melhores condições possíveis para a execução desse projeto”, frisou.

Melles destacou ainda o papel preponderante dos micro e pequenos negócios para a economia nacional. “O espírito empreendedor vem crescendo muito no Brasil. As MPE respondem por 99% das empresas do país, quase 30% do PIB e mais de 44% da massa salarial”, afirmou. Além da formalização dos empreendedores, Melles ressaltou que o Sebrae está firmando parcerias para aumentar a competitividade, promover a capacitação e geração de empregos e o acesso das empresas ao crédito.

Cooperação para recuperar a economia

O embaixador representante do Brasil na OEA, Otávio Brandelli, enfatizou a atuação do Sebrae no Brasil, “que tem esse perfil de incentivar a competitividade e a produtividade, unindo esforços para cooperação. Isso pode ir ainda mais longe”.

“Temos grandes expectativas que o modelo SBDC trará sucesso aos empreendedores brasileiros, fazendo-os avançar na recuperação pós-pandêmica do país e, assim, incluir uma faixa mais ampla da sociedade nesse crescimento econômico. Esperamos que as micro, pequenas e médias empresas, ao se conectarem à rede global do SBDC, possam encontrar novas oportunidades comerciais para aumentar sua competitividade e ajudar a aumentar suas vendas nas Américas e no exterior”, afirmou o encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA, Douglas Koneff.

Para o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, o acordo irá possibilitar o aumento da capacidade do Sebrae de impulsionar o empreendedorismo no país, especialmente no período de pós-pandemia. “Podemos mudar o patamar de atuação do Sebrae. Buscaremos unir esforços para trabalhar de forma cada vez mais efetiva, o que é uma característica própria da cultura norte-americana”, comentou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25