O Estaleiro sul-coreano Samsung Heavy Industries irá construir dois navios sonda de perfuração para a Seadrill, empresa norueguesa, no valor de US$ 1,1 bilhão. As embarcações serão entregues até o final de agosto de 2014.
"Nossa longa relação com a Samsung tem nos dado acesso a projetos de plataformas com qualidade e confiabilidade. Em alinhamento com os valores atraentes dos estaleiros, criou-se uma oportunidade para continuar a construir novas sondas e alavancar financeiramente o crescimento orgânico da Seadrill", disse o presidente da companhia, Mr. Fredriksen. "Os navios de perfuração são baseados em projetos similares aos três anteriores navios sonda com dupla operação que a Seadrill encomendou à Samsung no final de 2010 e início de 2011, porém com lâmina d'água maior. Também possuem maior capacidade operacional, técnica e de infra estrutura interna.", completou.
Os navios-sonda de posicionamento dinâmico terão uma capacidade de carga de 1.250 toneladas e uma capacidade de profundidade de até 4 mil metros, e terão como alvo as operações no Brasil, Golfo do México, África Ocidental e Oriental. De acordo com informações, eles serão equipados com configurações diversas relacionadas ao Blow Out Preventer (BOP) e com capacidade de armazenamento e manuseio de um BOP alternativo. "O crescimento da demanda de novas sondas tem sido particularmente forte nos EUA, Brasil e Africa", disse Mr. Fredriksen.
O foco da indústria é cada vez maior em segurança após o acidente ocorrido em Macondo (Deepwater Horizon vazamento de óleo ao longo da costa dos EUA). A indústria tem requisitado plataformas de maior especificação e controle, assim o período e tempo de perfuração aumentou em cada poço, devido a complexidade dos mesmos. Com base neste desenvolvimento, e análise do mercado de perfuração, a Seadrill concluiu que a tendência da falta de disponibilidade de plataformas no mercado de águas profundas já é um gargalo até que a demanda seja atendida com a inserção de novas sondas.