Salvador

SDE apresenta o potencial da Bahia para futuros investimentos em Energias Renováveis durante Bahia Oil e Gás

Redação TN/Assessoria
25/05/2023 16:50
SDE apresenta o potencial da Bahia para futuros investimentos em Energias Renováveis durante Bahia Oil e Gás Imagem: Divulgação Visualizações: 1779

Seguindo a programação do evento internacional Bahia Oil e Gás Energy, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) esteve presente, nesta quinta-feira (25), na conferência Futuro do Refino e Petroquímica da Bahia, com a palestra sobre "O papel do hidrogênio no futuro do Polo de Camaçari", apresentada por pelo superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Paulo Guimarães. 

O superintendente destacou a importância das oportunidades para o Polo Industrial de Camaçari e o potencial eólico, solar e de biomassa nesse processo. "A parceria e o incentivo do governo baiano para com o setor industrial são de extrema importância. No futuro, as energias renováveis moverão as indústrias. Além de ser o produto mais rápido a ser entregue ao mercado, o hidrogênio verde está inserido em um processo importantíssimo de transição enérgica. Vamos caminhar para uma economia sustentável, mudando e alternando as fontes que usamos, inovando na capacidade de explorar o potencial da Bahia em reduzir a emissão de carbono", afirmou Guimarães. 

O representante ressaltou as demandas do Polo Industrial de Camaçari. "É um polo que supera as expectativas, enfrenta desafios desde que foi criado e o que acontece hoje é uma prova da capacidade de engenhar o que nós temos. Nós iremos fazer um esforço maior de desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano em todas as áreas, com estratégias para uma nova economia", completou. 

Investimentos incentivados 

A Acelen, que participou do evento abordando sobre o seu suprimento perante o novo mercado de refino da Bahia, assinou um Memorando de Entendimentos com o Governo do Estado recentemente. O documento prevê um plano de investimentos de R$ 12 bilhões na Bahia para a produção de diesel verde nos próximos dez anos, com expectativa de produzir 1 bilhão de litros de combustíveis renováveis por ano. 

Com protocolo de intenções assinado com o governo baiano, a Noxis Energy, também presente no evento, prevê investir R$ 5,3 bilhões para implantar uma refinaria no município baiano de Ilhéus, que será destinada à produção de gás liquefeito de petróleo (GLP), gasolina A (refinaria), diesel automotivo e marítimo e óleo combustível marítimo (bunker). 

A SDE participou da cerimônia de abertura do evento, que iniciou na quarta-feira (24) e encera nesta sexta-feira (26). O Bahia Oil & Gas Energy 2023 é um evento internacional com foco no setor de Petróleo e Gás do estado da Bahia, que tem abordado assuntos relevantes das etapas de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica, naval e transição energética.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
CAUSA
Neste Natal, presenteie com propósito ao lado de Médicos...
02/12/25
Certificação
TKMS Estaleiro Brasil Sul é reconhecida com a certificaç...
02/12/25
Descarbonização
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Comunicação Case
O Boticário aborda bullying familiar, em campanha de Natal
28/11/25
Transição Energética
Transição energética avança no Quebec e mira empresas br...
27/11/25
Energia Solar
EDP coloca em operação usina solar na fábrica da Johnson...
26/11/25
Inclusão social
Vale lança campanha solidária para contribuir com a incl...
26/11/25
Comunicação
Legal Design, Linguagem Simples e Black Friday: nova lei...
26/11/25
Incentivo à Inovação
PETRONAS Brasil lança o I Desafio de Inovação para promo...
25/11/25
Comunicação
Creators negros apostam no futuro da Creator Economy e q...
21/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Premiação
Bunker One conquista Selo de Sustentabilidade do Ministé...
19/11/25
Geração de Energia
EDP tem novo Centro de Predição e Performance para Geraç...
19/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição ene...
14/11/25
Pesquisa
76% valorizam uso de energia renovável, mas apenas 26% c...
14/11/25
Saúde e Bem-estar
De volta às quadras: o saque do futuro
14/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.