Energia Solar

Schulz S.A. firma parceria com Elera Renováveis na modalidade autoprodução

Com o acordo, todo o consumo de energia elétrica da empresa catarinense passará a ser proveniente de fontes renováveis.

Redação TN Petróleo/Assessoria Schulz
30/01/2025 12:51
Schulz S.A. firma parceria com Elera Renováveis na modalidade autoprodução Imagem: Divulgação Visualizações: 1971

A Schulz S.A. acaba de firmar uma parceria em autoprodução de energia com a Elera Renováveis, uma das maiores empresas do setor de energia renovável do País. O contrato, que está em processo de obtenção de anuência do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, conta início do fornecimento de energia previsto para 2025. Ele segue o modelo de autoprodução por equiparação (APE), em parque com capacidade instalada de 48 MW, que integra o Complexo Solar Janaúba. Com o acordo, a Schulz S.A. evitará a emissão de mais de 32 mil toneladas (1) de CO₂ anualmente, neutralizando suas emissões do Escopo 2 (2) de gases de efeito estufa.

A Companhia catarinense de capital aberto (CVM NR 1.466-4), conta com duas divisões de negócios: a Divisão Automotiva, referência mundial em fundição, usinagem e montagem de peças para as indústrias automotiva, do agronegócio, de caminhões e de energia eólica; e a Divisão Compressores, a maior fabricante de compressores de pistão e parafuso da América Latina.

"Alcançaremos 100% de nosso consumo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis. A iniciativa faz parte da estratégia de crescimento, sustentabilidade e descarbonização da Companhia, que antecipa para 2025 as metas de redução de emissões previstas para 2030, alinhadas às expectativas do mercado automotivo, dos nossos clientes e da sociedade. Para nós, o crescimento sustentável e eficiência energética caminham lado a lado", afirma Sandro Trentin, CEO da Schulz S.A.

Para o CEO da Elera Renováveis, André Flores, "é uma satisfação para a Companhia atender de forma customizada às necessidades da Schulz S.A. nessa parceria, agregando ainda mais valor e competitividade ao seu negócio, fornecendo uma energia 100% renovável".

Sobre o Complexo Solar Janaúba

Localizado no norte de Minas Gerais, o maior projeto solar do Hemisfério Sul e das Américas, integra o portfólio da Elera Renováveis e possui capacidade instalada total de 1,617 MWp, o que equivale ao consumo residencial de energia de 1,2 milhão de pessoas. Sua geração de energia limpa e renovável é capaz de evitar a emissão anual de aproximadamente 850 mil toneladas (1) de CO₂ na atmosfera. O empreendimento contabiliza 2,9 milhões de módulos solares e uma área de mais de 3,8 mil hectares, comparável a 5,2 mil campos de futebol. Durante toda a construção do Complexo, foram gerados 15 mil empregos diretos e indiretos.

(1) Para o cálculo das emissões evitadas, foi utilizada a metodologia ACM0002 "Metodologia consolidada para a geração de eletricidade conectada à rede a partir de fontes renováveis" (UNFCCC). Foram utilizados fatores de emissão do ano base de 2023, disponíveis no site Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

(2) Categoria de emissões indiretas de GEE associadas ao consumo de energia elétrica, calor ou vapor.

Sobre a Schulz S.A. - Fundada em 1963 na cidade de Joinville (SC), a Schulz S.A. começou como uma pequena fundição e evoluiu para se tornar uma das metalúrgicas mais importantes do Brasil. Hoje, a empresa emprega cerca de 3.500 pessoas e suas fábricas ocupam mais de 170.000 m² de área construída. Em 2023, a Schulz S.A. registrou um faturamento de R$ 2,3 bilhões, refletindo seu crescimento constante e sucesso no mercado mundial. A empresa possui duas divisões de negócios: Schulz Automotiva e Schulz Compressores. A Schulz Automotiva se destaca como fornecedora global das principais montadoras e referência mundial em fundição de ferro nodular e cinzento, operando de forma integrada com usinagem, pintura e montagem. Atuando nos mercados de caminhões, máquinas agrícolas, equipamentos de construção e aerogeradores, a Schulz atende os maiores nomes de cada segmento. Desde 2012, com foco em novos mercados, a empresa também atua no Aftermarket, oferecendo compressores e componentes do sistema de frenagem de caminhões e implementos. Já a Schulz Compressores é a maior fabricante de compressores de ar de pistão e parafuso da América Latina. Com uma rede composta por mais de 8 mil distribuidores e 700 assistentes técnicos, a empresa comercializa produtos como compressores de parafuso, pistão, secadores de ar, ferramentas pneumáticas e elétricas, hidrolavadoras, bombas centrífugas, ferramentas de corte e fixação, e peças de reposição. A Schulz Compressores está presente em mais de 70 países, com filiais nos Estados Unidos, Canadá, França, Suécia e China.

Sobre a Elera Renováveis - Com um portfólio diversificado, a Elera Renováveis é uma das maiores empresas do setor de energia renovável do Brasil, sendo a líder no país em autoprodução para os setores de saneamento e telecomunicação, além de líder em energia solar fotovoltaica. A empresa é parte do portfólio da Brookfield Asset Management – presente em mais de 30 países e com cerca de US$ 1 trilhão em ativos sob gestão. No Brasil, conta com capacidade instalada de 3,5 GW, composta por complexos solares, eólicos e usinas hidrelétricas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.