Projeto

Schneider Electric fornece projeto de Smart Grid para Elektro

Modernizar a rede de distribuição elétrica, garantindo o rápido restabelecimento, era a necessidade de Cosmorama (SP), cidade no interior de São Paulo. A partir deste cenário, a ELEKTRO, distribuidora de energia da região, desenvolveu um projeto pioneiro de Smart Grid em conjunto com a Schnei

Redação
19/10/2011 18:02
Visualizações: 705 (0) (0) (0) (0)
Modernizar a rede de distribuição elétrica, garantindo o rápido restabelecimento, era a necessidade de Cosmorama (SP), cidade no interior de São Paulo. A partir deste cenário, a ELEKTRO, distribuidora de energia da região, desenvolveu um projeto pioneiro de Smart Grid em conjunto com a Schneider Electric, especialista global na gestão de energia.
 

Este conceito de Smart Grid consiste em reduzir consideravelmente o número de clientes afetados por uma falta de energia, restabelecendo o fornecimento em um período menor que o exigido pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Agindo desta forma, a ELEKTRO consolida sua posição de Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do país em 2011, segundo a ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica). “Conquistamos excelentes resultados com este projeto, reduzindo significativamente o tempo de restauração da rede de distribuição. Demos um importante passo para a consolidação da quebra do paradigma na operação automática do sistema elétrico de distribuição”, explica o vice-presidente da Unidade de Negócios Energia da Schneider Electric, Luis Felipe Kessler.
 

Com início em março deste ano, o projeto confirma a preocupação da ELEKTRO com a excelência em seus serviços. A empresa investe em novas tecnologias de automação constantemente e já possui várias subestações digitalizadas. “Com mais esse investimento, estamos aprimorando a qualidade do fornecimento de energia e melhorando os índices definidos pela ANEEL. A Schneider Electric se mostrou uma parceira comprometida com os resultados”, afirma João de Souza Júnior, especialista técnico da ELEKTRO. O executivo afirma ainda que o ganho na redução do tempo de reconfiguração da rede de distribuição, numa possível falta, que era de aproximadamente uma hora, passou para 50 segundos. “A segunda cidade a ser beneficiada por este projeto foi Castilho (SP), em agosto de 2011”, finaliza Souza.
 

O projeto implementado em Cosmorama e Castilho beneficia diretamente cerca de 10 mil clientes da ELEKTRO. Em 2011, a empresa prevê a implantação deste projeto em outras três cidades. Trata-se de um projeto dentro do novo conceito Smart Grid, ou seja, a inteligência aplicada às redes elétricas que garante ganhos reais para consumidores, concessionárias e fornecedores, uma vez que incentiva o planejamento adequado e a segurança na operação do sistema elétrico.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
E&P
ABPIP leva agenda estratégica ao Congresso para fortalec...
14/08/25
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Fenasucro
Durante abertura de uma das maiores feiras de bioenergia...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Fenasucro
UDOP, associadas e SENAI-SP firmam parceria para formaçã...
13/08/25
IBP
Decisão da Agenersa sobre migração de consumidores para ...
13/08/25
Oportunidade
Com cerca de 300 mil empregos, setor eletroeletrônico mi...
13/08/25
Fenasucro
Abertura da 31ª Fenasucro & Agrocana: setor quer o Brasi...
13/08/25
Fenasucro
Na Fenasucro, ORPLANA fala da importância de consenso en...
13/08/25
Fenasucro
Brasil terá que produzir 1,1 bilhão de litros de combust...
12/08/25
Fenasucro
Treesales estreia na Fenasucro & Agrocana e integra deba...
12/08/25
Curitiba
Setor energético será discutido durante a Smart Energy 2...
12/08/25
PD&I
Vórtices oceânicos em interação com correntes podem gera...
12/08/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Negócios caem, mas Indicadores continuam f...
12/08/25
ANP
Desafio iUP Innovation Connections + PRH-ANP (Descarboni...
12/08/25
Resultado
Vibra avança em market share e projeta crescimento
12/08/25
Transição Energética
Repsol Sinopec Brasil reforça compromisso com inovação e...
11/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22