Unidade do Rio contou com investimento de R$ 16,6 milhões para desenvolver soluções digitais de forma local, ágil e com a participação do cliente
Redação TN Petróleo/AssessoriaA Schlumberger escolheu o Rio de Janeiro para implantar sua primeira unidade do INNOVATION FACTORI na América Latina, inaugurada, oficialmente, na última quarta-feira (6/07). O programa, que tem o objetivo de desenvolver, com agilidade, soluções digitais em parceria com os clientes, começou a funcionar em novembro do ano passado e contou com investimento de R$ 16,6 milhões. No mundo, a Schlumberger conta com seis unidades, contando com a do Rio, e um total de cerca de 100 projetos concluídos.
“A Schlumberger tem a inovação em seu DNA, e hoje nosso objetivo é continuar a impactar positivamente os negócios, fornecendo alto valor e de forma acelerada a estes clientes em suas jornadas de inovação, antecipando e criando em conjunto soluções cada dia mais eficazes, sustentáveis e seguras”, afirmou Bruno Alves, diretor-geral da Schlumberger Brasil.
O INNOVATION FACTORI Rio é um programa de soluções compartilhadas para engajar a empresa e clientes em inovação e desenvolvimento de tecnologia digital. “Desenhamos projetos já pensando em uma solução específica para o cliente ou formatamos, em conjunto, uma ideia lançada ao mercado por eles”, comentou Alexandre Valente, gerente de Digital e Inovação da Schlumberger.
Os centros locais de inovação permitem à Schlumberger atender, com mais agilidade, as demandas de seus clientes, aproveitando toda sua experiência no setor de energia, sua maior vantagem em relação às pequenas empresas. “A Schlumberger vê alto valor nos nossos clientes aqui no Brasil e por isso escolheu o Rio de Janeiro como um dos seis locais para implementar o programa. O time local conta com a ajuda do time global, mais experiente, fazendo esta transferência de conhecimento e fortalecimento da rede local”, explicou Giovanna Carneiro, líder técnica do INNOVATION FACTORI Rio.
Segundo Giovanna, a missão do programa é resolver de forma rápida os desafios apresentados pelos clientes, que participam de todo o processo de desenvolvimento, de forma que o produto final será guiado por eles. “Antes, os pedidos eram enviados para os centros de desenvolvimento fora do país, que podiam demorar até dois anos para entregar uma solução comercial. Com o centro de inovação, conseguimos resolver desafios em até seis meses, junto com os clientes”, afirmou.
Criação de alto valor e de forma acelerada
O INNOVATION FACTORI Rio segue uma metodologia de trabalho ágil e com a proposta de construir um catálogo de projetos de inovação em todos os setores da indústria, passando por exploração, desenvolvimento, perfuração, produção, dados e transição energética, formando um rico portfólio de tecnologia digital para o setor de energia.
Um exemplo de projeto criado foi um software que utiliza a inteligência artificial para classificar imagens de poços em poucos segundos, um tipo de trabalho que consumiria semanas de trabalho dos geólogos se fosse feito de forma manual.
O INNOVATION FACTORI Rio também realiza o programa de inovação aberta SLB Conecta, de investimento a startups selecionadas pela empresa a fim de contribuir para que a Schlumberger se posicione dentro desse ecossistema inovador e supere os desafios de seus clientes.
Fale Conosco
21