Gasodutos

SCGÁS: Primeiro semestre de 2024 é marcado por avanços na expansão da rede de gás natural

Redação TN Petróleo/Assessoria
19/07/2024 11:03
SCGÁS: Primeiro semestre de 2024 é marcado por avanços na expansão da rede de gás natural Imagem: Divulgação Visualizações: 2261

No primeiro semestre de 2024, a SCGÁS expandiu sua rede de gás canalizado em aproximadamente 46 km, representando um crescimento de cerca de 28% em relação aos 36 km construídos no mesmo período de 2023. Destaque para o mês de junho de 2024, que liderou a expansão do semestre com a instalação de 10,5 km de novas redes. Esses dados refletem os esforços da companhia para expandir a infraestrutura que oferta o gás natural como uma alternativa energética mais sustentável em Santa Catarina. Nos últimos doze meses, de junho de 2023 até junho de 2024, a SCGÁS totalizou 111,7 km de novas redes construídas. Do total, cerca de 60% foram construídos em Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Este material é aplicado em redes destinadas a áreas urbanas em função da maior facilidade em conectar novos consumidores, permitindo assim, maior agilidade no atendimento à demanda, sem abrir mão da segurança e da qualidade dos serviços. “A SCGÁS está intensificando seus investimentos também em redes em PEAD, uma escolha estratégica, que reflete nossa busca contínua por modernização e por uma expansão sustentável das redes de distribuição de gás natural em áreas urbanas”, afirma o gerente da engenharia, Fernando Margarida. Aproximadamente 66% da extensão construída pela distribuidora no último semestre foi em PEAD. Para os próximos cinco anos, a companhia catarinense projeta adicionar mais 428 km à sua rede de distribuição de gás natural. Até o momento, cerca de 11% dessa meta já foi alcançada. Em termos anuais, já foram construídos aproximadamente 51% dos 91 km orçados para 2024. Atualmente a SCGÁS está presente em 73 municípios e atende mais de 27 mil consumidores.

Santa Catarina se posiciona como o terceiro estado em extensão de rede de distribuição de gás canalizado (RDGN) no país com 1.577 km construídos. De acordo com os dados da Abegás, o estado catarinense fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A busca por expandir constantemente a rede de distribuição reforça o compromisso da SCGÁS com a interiorização do gás natural e a universalização do seu uso, levando ao consequente desenvolvimento do estado. Este movimento promove ainda o progresso sustentável e disponibiliza para os lares catarinenses um combustível mais limpo, econômico e seguro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.