Redação TN Petróleo/Assessoria
A FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) completou 71 anos de formação na última terça (25), quando é comemorado o Dia da Indústria. Nesta data, a SCGÁS reconhece a importância da Federação para a economia catarinense e para o setor de Gás Natural no Estado. Afinal, a FIESC, em conjunto com a Infragás, ajudou a implantar o Gás Natural na matriz energética catarinense, articulando a nível federal a vinda do gasoduto de transporte da Bolívia para o Sul do país, já que, inicialmente, a infraestrutura não atenderia os estados do Sul do Brasil.
Atualmente, a SCGÁS atende 321 indústrias no território catarinense que, juntas, representam mais de 50% do PIB industrial do estado e consomem mais de 80% do gás natural distribuído no território catarinense. No mês de abril, por exemplo, o setor industrial foi responsável por recordes de consumo de Gás Natural, consumindo 26,81% a mais quando comparado a março de 2020 e 12,05% acima de março de 2019.
Até 2025, a distribuidora catarinense projeta atender mais de 400 indústrias. Entre os principais projetos de ampliação, destacam-se o atendimento a indústrias de papel e celulose no Planalto Norte, por meio de novo projeto de rede isolada. Além disso, a rede isolada em Lages está sendo ampliada e vai ligar pelo menos quatro indústrias nos próximos meses.
Este trabalho resulta em uma boa avaliação dos clientes industriais acerca da SCGÁS. Segundo a última pesquisa de auditoria de imagem e opinião, realizada no segundo semestre de 2020, 94% dos clientes atendidos estão satisfeitos com o fornecimento de Gás Natural em Santa Catarina. Juntamente com a FIESC, a SCGÁS trabalha pela ampliação do suprimento do insumo ao mercado catarinense, por meio de agendas com a ANP, o Governo do Estado e projetos privados de empresas multinacionais.
Fale Conosco
21