Gestão

SCGÁS avança na gestão e prevenção de crises

Redação TN Petróleo/Assessoria
30/09/2021 12:47
SCGÁS avança na gestão e prevenção de crises Imagem: Divulgação Visualizações: 1411

Considerando o cenário de mudanças no setor de Gás Natural brasileiro e da pandemia, o gerenciamento de crises surge como uma ferramenta estratégica para as empresas. Pensando nesta realidade, a SCGÁS se especializou em gestão de crise e, após estudos de cenários realizados desde o ano passado, a Companhia lançou um manual para gerenciamento de crise e criou processos e um comitê com áreas e setores mais afeitos à resposta às crises.

O projeto contou com a participação do professor João José Forni, especializado em gestão de crises e um dos principais consultores da área no país. “A SCGÁS, quando comparada a empresas de porte semelhante, tem uma grande vantagem em ter saído na frente: sistematizou um setor que cuidará de todas as crises da empresa. Além disso, instituiu uma gestão enxuta e ágil para tomar decisões, porque não precisa recorrer a vários escalões num momento conturbado. Por fim, a sinergia que existe entre o pessoal da comunicação e os que dirigem as áreas de risco, compliance e auditoria facilita muito o trabalho do Gabinete de Crise”, pontua Forni acerca das particularidades da gestão de crises na SCGÁS.

O manual de Gestão de Crises, um dos resultados do Projeto que iniciou em 2020, tem o objetivo de orientar os gestores e colaboradores da SCGÁS sobre os procedimentos necessários para atuação em uma situação de crise, assim como disciplinar sobre ações e atitudes de prevenção. Ao definir crise como um evento que apresenta ameaça grave às pessoas, meio ambiente, aos ativos, à reputação da SCGÁS, à continuidade dos negócios ou ao patrimônio público e/ou privado, o documento mapeou tipos de crises e quais ações devem ser tomadas pelo comitê durante e após o período de crise.

Na última terça-feira (28), em reunião online, a Distribuidora catarinense concluiu mais uma etapa do projeto, apresentando o manual e o recém formado comitê permanente de crises para todos os colaboradores.

“O Projeto de Gestão de Crise é muito importante, pois estudando e mapeando os possíveis cenários de crises, podemos nos preparar melhor caso esses momentos aconteçam, zelando pela segurança das pessoas e pela integridade do patrimônio da Companhia. Por isso, o projeto não acaba aqui, agora vamos treinar as pessoas envolvidas e continuar sensibilizando todos os colaboradores, que são essenciais nesse processo”, explica Carlos Eduardo Herrmann do Nascimento, coordenador do Comitê de Crises da SCGÁS e Diretor Técnico Comercial da Companhia.

Projeto de Gestão de Crise na SCGÁS

A SCGÁS iniciou o projeto de Gestão de Crises em 2020, mesmo antes da pandemia, em parceria com a empresa Comunicaz. O projeto envolveu diversos estudos e mapeamento de riscos, definiu princípios que devem nortear o gerenciamento de crises e as etapas para avaliação e diagnóstico.

Assim como, também definiu dez colaboradores de áreas e setores mais efeitos na resposta às crises para compor o Comitê de Prevenção e Gestão de Crises da SCGÁS e porta-vozes para cada situação que será vivenciada.

“A prática tem demonstrado que as empresas que institucionalizaram uma área e um time de crise saem mais rápido de eventuais crises graves e têm menos impacto financeiro ou prejuízo. Porque elas sabem o que irão fazer no momento de uma crise grave, além de uma equipe preparada com ações operacionais e de comunicação, treinadas e, em muitos casos, preparadas com simulações de crises graves”, conclui Forni acerca da importância da Gestão de Crises.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
Evento
PPSA reúne CEOs para debater o futuro da indústria de ól...
03/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Posicionamento IBP
PLV 10/2025 prejudica o ambiente de negócios e coloca em...
03/11/25
OTC Brasil 2025
SLB destaca protagonismo e compromisso com a inovação, s...
31/10/25
OTC Brasil 2025
MEQ Energy Hub: Impulsionando o Desenvolvimento Empresar...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Foresea é vencedora do 8º Prêmio Melhores Fornecedores P...
31/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne mais de 23 mil pessoas no Rio de J...
31/10/25
Premiação
Empresa baiana atendida pelo Sebrae vence Prêmio Melhore...
31/10/25
Energia Solar
Axial Brasil inicia montagem de trackers solares em usin...
31/10/25
Bacia de Santos
bp avança nos planos para a significativa descoberta de ...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Seagems conquista pela quarta vez o Prêmio Melhores Forn...
31/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil conecta potencial da Margem Equatorial a inve...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Nova versão do Painel Dinâmico de Emissões de Gases de E...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e IKM avançam em parceria para criação do p...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Ambipar participa da OTC Brazil 2025 com foco em soluçõe...
30/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.