<P>A Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) se prepara para ampliar suas instalações portuárias, com a construção de um terminal de passageiros e ainda um heliporto. O projeto integra a estratégia da empresa de incluir o complexo marítimo, localizado no Litoral Norte do Estado, nas rotas d...
A Trbuna - SPA Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) se prepara para ampliar suas instalações portuárias, com a construção de um terminal de passageiros e ainda um heliporto. O projeto integra a estratégia da empresa de incluir o complexo marítimo, localizado no Litoral Norte do Estado, nas rotas dos transatlânticos que navegam pelo litoral brasileiro, além de incentivar o turismo local.
Os planos para o porto foram apresentados na última terçafeira pelo presidente da CDSS, Frederico Bussinger, após a atracação do navio Island Escape no berço externo do cais.
Esta foi a primeira escala de um transatlântico na cidade em 34 anos. O último a passar pelo município foi o Anna Nery, em 1975.
De acordo com Bussinger, São Sebastião ficou mais de três décadas sem a visita de um transatlântico pois o porto não apresentava condições para a operação.
Sobre a passagem do Island Escape pela Cidade, Bussinger considerou a operação como um teste para verificar o comportamento dos agentes envolvidos no processo. Precisávamos saber qual seria o interesse dos passageiros e da tripulação, além de acompanhar como a situação seria encaminhada pelas agências, pelas operadoras e pelo próprio comércio local.
Segundo levantamento feito pela autoridade portuária, 62% dos 1.350 passageiros que estavam a bordo do transatlântico desembarcaram para apreciar as diversas atrações promovidas pela Prefeitura e pela Secretaria de Cultura e Turismo (Setec) do município.
Uma recepção foi montada na Praça de Eventos, com queima de fogos e a apresentação de grupos folclóricos. Os visitantes ainda puderam ir aos principais pontos turísticos da região.
Apesar de a Setec ter disponibilizado cinco ônibus para os passageiros, muitos preferiram andar a pé para conhecer os detalhes da região, destacou Bussinger.
ESTRUTURA
Para o presidente da Docas, o sucesso da atracação do Island Escape mostrou que a cidade está preparada para rece- ber as embarcações e, além disso, o porto já conta com a estrutura necessária para as escalas dos navios de cruzeiros.
Quando os transatlânticos ficam fundeados, idosos e crianças são prejudicados, pois há uma maior dificuldade no deslocamento para um passeio em terra. Com a atracação do navio, o porto cumpre uma missão de atender os passageiros, a tripulação e até mesmo o comérciolocal, destacou Frederico Bussinger.
Após a operação com o Island Escape, que foi de curta duração (o navio permaneceu cerca de seis horas no terminal), a CDSS planeja melhorar as instalações do porto para que seja possível o embarque e desembarque dos hóspedes, como ocorre em Santos. Nosso objetivo é construir um terminal de passageiros para que o porto não receba apenas escalas, mas sim possa ser o início e o fim de viagens.
O presidente da CDSS informou que está conversando com a Marinha para assumir o heliponto militar e transformáloem umheliporto (com a construção de instalações e facilidades para apoio às operações de helicópteros e de embarque e desembarque de passageiros). Essa iniciativa é de extrema importância tanto para o turismo como para as operações offshore na Bacia de Santos.
Outra iniciativa em negociação para futuras escalas de navios é a realização de operações de transbordo imediato. Com o desassoreamento da bacia interior do porto e a demolição de dois armazéns, será possível deslocar os passageiros através de barcos de menor porte. Com a ampliação da nossa área operacional poderíamos, além de levar os turistas de ônibus para os seus destinos, desembarcá-los de um berço a outro por lanchas que os encaminhariam para outras regiões, como Ilhabela, por exemplo. Seria mais cômodo.
Para atrair novas escalas de transatlânticos, a Prefeitura de São Sebastião e as secretarias estaduais de Turismo e Transportes de São Paulo vão apresentar vídeos e imagens da passagem do Island Escape pelo porto em uma feira de turismo que deverá acontecer em meados do próximo mês, em Miami, nos Estados Unidos.
Fale Conosco
22