Hidroeletricidade

Santa Catarina sedia evento sobre modernização de usinas hidroelétricas

Usinas devem investir 12 bilhões de reais em atualizações até 2030. O encontro será neste mês de março, em Florianópolis.

Redação TN Petróleo/Assessoria Insight Energy,
14/03/2025 09:13
Santa Catarina sedia evento sobre modernização de usinas hidroelétricas Imagem: Divulgação Visualizações: 1161

A modernização das  hidrelétricas brasileiras será um dos temas do Encontro Nacional de Máquinas Rotativas (ENAM) , de 18 a 20 de março, em Florianópolis, Santa Catarina.  Nos próximos cinco anos, aproximadamente 40 usinas, de tamanhos e capacidades variadas, terão de passar por um processo de atualização, com investimentos estimados de 12 bilhões de reais.

Em todo o país, há dezenas de usinas operando há décadas. A modernização inclui a troca de peças e equipamentos danificados pelo uso contínuo e também a atualização tecnológica dos sistemas operacionais e de controle. "O serviço aumenta a eficiência , a confiabilidade e a vida útil dos equipamentos", explica Sérgio Fagundes (foto), fundador e diretor-presidente da Insight Energy, especializada nesse tipo de obra.

Fagundes vai dar palestra sobre modernização de hidrelétricas no Encontro Nacional, em Florianópolis. A Insight, comandada por ele, fica em Londrina, no Paraná, e atualmente é responsável pela modernização da usina de Salto Grande, da CEMIG, localizada na cidade de Braúnas, Minas Gerais.  Em operação desde 1956, a usina nunca tinha passado por um processo de atualização. Ao todo, 120 profissionais estão envolvidos nos trabalhos que devem ser concluídos no fim de 2027.  "A implementação de tecnologias mais avançadas nas usinas também é importante porque permite um melhor aproveitamento dos recursos naturais e a redução de danos ao meio ambiente ", explica Sérgio Fagundes.

O evento 

O Encontro Nacional de Máquinas Rotativas (ENAM)  é considerado um dos principais eventos para os profissionais da área de engenharia e de máquinas elétricas. A décima primeira edição prevê apresentações técnicas, debates, exposições de fornecedores e de fabricantes de equipamentos. “É o maior evento do gênero no Brasil. Vamos discutir tendências, desafios e soluções para garantir eficiência e confiabilidade dos equipamentos. Também haverá insights valiosos para quem é do setor”, afirma Rafael Ferreira, diretor do ENAM. 

O público-alvo inclui especialistas em máquinas elétricas, grandes motores, geradores síncronos, aerogeradores, turbinas e compressores, além dos profissionais envolvidos no monitoramento e modernização desses equipamentos. O ENAM será realizado na sede da CGT Eletrobrás, em Florianópolis.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23