Biomassa

Santa Catarina formula o seu Marco Legal do Biogás

Redação/Assessoria
13/07/2017 16:12
Visualizações: 308

Para impulsionar a competitividade da economia do Estado de Santa Catarina com sustentabilidade ambiental foi entregue ao Governador Raimundo Colombo nesta terça-feira (11) um documento com o embasamento técnico e o Marco Legal para a proposição de uma política estadual de desenvolvimento energético considerando o potencial de produção de biogás e biometano no Estado a partir do tratamento de dejetos resultantes da produção de proteína animal, carnes e leite.

A elaboração do Marco Legal foi coordenada e financiada pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca em conjunto com a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). O documento foi desenvolvido por três empresas: a Andersen Ballão Advocacia, a JMalucelli Ambiental - ambas associadas da ABiogás (Associação Brasileira de Biogás e de Biometano) - e a Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras).

O projeto também contou com o apoio do deputado estadual Natalino Lázare, presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, que foi responsável por conduzir a agenda legislativa, bem como de diversos órgãos governamentais, entidades de pesquisa e universidades.

Em quase 1.000 páginas, o documento faz um raio-x detalhado sobre o potencial do biogás catarinense apontando os pontos de maior geração, os potenciais segmentos e grupos de consumidores deste tipo de energia, estudando as redes de distribuição, geração e aproveitamento do biometano e traz meios para promover o uso do biogás e do biometano como fontes de energia. “Tenho em mãos um plano de governo para que a economia de Santa Catarina possa absorver mais um ativo energético”, disse o governador.

Política estadual

O Marco determina um novo estágio para o setor do biogás no Brasil, pois não existia uma legislação específica para o biogás e Santa Catarina é o primeiro estado da nação preparado para uma política específica que contemple o desenvolvimento sustentável do biogás.

“Santa Catarina acaba de dar um passo importante em sua política energética”, destaca Eduardo Barrionuevo, diretor da JMalucelli Ambiental e conselheiro da ABiogás.

À frente de questões tributárias, o Advogado Monroe Olsen, sócio do escritório Andersen Ballão Advocacia e também conselheiro da ABiogás, destaca que o Marco Legal está alinhado à realidade de Santa Catarina, Estado de ponta em políticas tributárias e normas ambientais e regulatórias da agroindústria, agregando muito para que poder público, aproveitando o que já é ponto forte, construa um conjunto de normas e atenda tais questões de maneira ainda mais eficiente.

“Trouxemos várias possibilidades legislativas que pudessem dar segurança jurídica com a devida adaptação à realidade local. Uma nova economia deverá surgir em Santa Catarina baseada em recursos energéticos já existentes em todo o seu território e totalmente alinhada com as metas de redução de emissões e com potencial gigantesco de atração de novos investimentos e geração de empregos e renda”, avalia o Monroe.

Segunda fase

O Marco Legal começo a ser pensado pelo presidente Emérito da ABiogás, Cícero Bley Jr. No final de 2015 em reuniões com deputado estadual Natalino Lázare e agora fecha uma primeira fase de formulação do documento com chave de outro.

Bley, que também esteve presente na entrega do documento, destacou a importância e protagonismo que a ABiogás teve ao ajudar na formulação de um plano de governo nos moldes de Santa Catarina.

“A ABiogás foi determinante na formulação de um plano de governo que contemplasse o biogás como fonte capaz de promover um novo desenvolvimento regional em Santa Cataria. Estamos contentes e confiantes que o governo catarinense dará em breve um segundo passo em sua política energética em uma fase de execução”, finaliza Bley.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13