Reconhecimento

Sandra Avila, docente da Unicamp, representará o Brasil em fórum do BRICS

Redação TN Petróleo/Assessoria
25/08/2020 17:41
Visualizações: 1839

A professora Sandra Avila (foto), do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, foi escolhida para representar o Brasil no Fórum de Jovens Cientistas do agrupamento dos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS). O Fórum chega à quinta edição em 2020, reunindo pesquisadores proeminentes dos cinco países com o objetivo de debater desafios da sociedade e como resolvê-los por meio da pesquisa e inovação. Sandra foi indicada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e representará o Brasil na área de Inteligência Artificial.

Na quinta edição do evento, que ocorre em setembro, foram escolhidos três eixos temáticos para discussão dos cientistas: Ecologia; Ciências de Materiais e Inteligência Artificial. Para cada eixo, são escolhidos cinco pesquisadores, um de cada país dos BRICS.

Sandra destaca que recebeu com felicidade a notícia da sua indicação e escolha para a área de Inteligência Artificial. “Fiquei muito feliz e também senti a responsabilidade de estar representando outras pessoas, então vou tentar representar da melhor forma possível. Nós temos muita inovação acontecendo, muita pesquisa, não vai faltar o que falar sobre o que estamos desenvolvendo aqui. Ninguém conquista nada sozinho. Então, se eu estou representando o Brasil no BRICS é porque eu tive e tenho excelentes pessoas ao meu lado, tanto do lado familiar quando do lado profissional. Sou extremamente grata e honrada por isso”.

Ela comenta que, no eixo da Inteligência Artificial, serão discutidos entre os colegas oito pontos de relevância. “Na área da saúde, que é a área em que trabalho, um dos tópicos é inteligência artificial nessa área, como melhorar processos, diagnósticos”, afirma. Uma das pesquisas à qual a professora se dedica atualmente é nos diagnósticos de câncer de pele. Junto com outros colegas, Sandra desenvolveu um software que, a partir de imagens de lesões na pele, consegue realizar um diagnóstico preciso.

Institucional

Além disso, os tópicos em geral, conforme Sandra, são de grande interesse e possuem uma interconexão com o que está sendo realizado no Brasil em termos de pesquisa. “Muitas coisas do que estou vendo está nesses tópicos, tanto do ponto de vista da técnica quanto da aplicação. Na área da agricultura, por exemplo, há a preocupação de como vamos produzir alimento de forma mais barata e mais sustentável, com economia de energia e em larga escala. Outro ponto é relativo às fake news”, observa.

A professora, que se dedica também à maior inserção das mulheres nas áreas de tecnologia e computação, como em incentivos para meninas no campo da programação, também comenta a importância de uma representação feminina no evento. “Muitas mulheres e colegas cientistas fizeram questão de dizer sobre a importância sobre ter uma mulher representando o Brasil quando souberam da minha indicação. O fato de estar lá no evento pode mostrar que elas poderão estar lá também. Isso é muito relevante também”, observa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.