Mercado

Safra de cana 2011/2012 deve ser 5,6% inferior à passada, estima Conab

A safra de cana-de-açúcar 2011/2012 deve ser 5,6% menor do que a anterior. Deverão ser moídos 588,9 milhões de toneladas, ante os 623,9 milhões de toneladas na safra passada. O levantamento foi divulgado hoje (30) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agric

Agência Brasil
30/08/2011 14:19
Visualizações: 965
A safra de cana-de-açúcar 2011/2012 deve ser 5,6% menor do que a anterior. Deverão ser moídos 588,9 milhões de toneladas, ante os 623,9 milhões de toneladas na safra passada. O levantamento foi divulgado hoje (30) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agricultura.

De acordo com a Conab, a queda na produção está relacionada à seca registrada no ano passado, à falta de chuva em maio deste ano e à geada registrada nos estados de São Paulo, Mato Grosso e do Paraná, além da falta de renovação dos canaviais.

Do total da safra a ser processada, 51,05% irão para a fabricação de mais de 23,6 bilhões de litros de etanol, sendo 14,5 bilhões para o tipo hidratado e 9,1 bilhões, de anidro. O restante servirá para a produção de 37,06 milhões de toneladas de açúcar, montante 2,88% inferior ao da safra passada.

A área para a plantação de cana-de-açúcar cresceu 4,7% e deve chegar a 8,43 milhões de hectares. O estado de São Paulo tem a maior porção, com 4,43 milhões de hectares, que correspondem a 52,6% da área total. Depois aparecem Minas Gerais, Goiás, o Paraná, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Pernambuco.

O governo anunciou ontem (29) a redução de 25% para 20% do percentual de álcool anidro misturado à gasolina. A medida começa a valer em 1º de outubro. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a diminuição visa a evitar desabastecimento no mercado por causa da atual safra da cana e da incerteza sobre os ciclos futuros.

"Temos que garantir o abastecimento olhando para este ano e para o próximo. Verificamos que a safra do próximo ano também não será muito melhor do que a atual, então temos que tomar providências desde logo para garantir o presente e o futuro. Essa é uma medida de precaução, uma segurança a mais”, disse o ministro.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25