São José dos Campos

SAE BRASIL realiza seminário sobre biocombustíveis

Dia 24 de novembro, personalidades da indústria, governo e pesquisa discutirão os desafios, tendências e sustentabilidade nos setores da mobilidade e energia. O 1º Seminário SAE BRASIL Mobilidade, Meio Ambiente e Fontes Renováveis de Energia acontece Parque Tecnológico, em São José dos Camp

Redação
19/11/2008 17:29
Visualizações: 19

‘Biocombustíveis e a Indústria da Mobilidade’ é o tema do 1º Seminário SAE BRASIL Mobilidade, Meio Ambiente e Fontes Renováveis de Energia, que será realizado no dia 24 de novembro, em São José dos Campos. No encontro, importantes personalidades da indústria, governo e instituições de pesquisa, ligadas aos setores da mobilidade e energia, farão debates sobre os desafios, tendências e a sustentabilidade de programas em implantação. Iniciativa da Seção São José dos Campos da SAE BRASIL, o seminário ocorrerá no Parque Tecnológico (rodovia Pres. Dutra, km 137, bairro Eugênio de Melo).

 

O programa terá seis palestras e dois painéis, que mostrarão como a indústria da mobilidade, especialmente nos segmentos automotivo e aeroespacial, está empenhada no desenvolvimento de combustíveis renováveis, capazes de substituir os derivados de petróleo com eficiência e menor impacto ambiental.

 

Weber Amaral, fundador do Pólo Nacional de Biocombustíveis, abrirá o debate sobre os desafios globais para os biocombustíveis. Na seqüência, Vicente Pimenta, gerente de Projetos Especiais da Delphi, falará sobre os desafios e oportunidades para os biocombustíveis na matriz energética.

 

Francisco Emilio Baccaro Nigro, assessor da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, abordará os incentivos e as oportunidades geradas pelos parques tecnológicos para pesquisa e desenvolvimento em fontes alternativas de energia para a indústria da mobilidade.

 

Os impactos ambientais globais e a contribuição potencial dos biocombustíveis na redução dos gases de efeito estufa serão foco de Carlos Affonso Nobre, presidente do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme, programa mundial que reúne cientistas na pesquisa interdisciplinar sobre as mudanças ambientais do planeta.

 

Outro destaque será a apresentação de Satoshi Yokota, vice-presidente executivo de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, sobre os desenvolvimentos atuais de biocombustíveis na indústria aeronáutica. Na área automobilística, representantes da GM Powertrain, FTP Powertrain Technologies e Volkswagen Caminhões e Ônibus, por sua vez, darão sua visão sobre a nova geração do flex, o domínio do ciclo do etanol, as novas gerações de biocombustíveis, desafios e oportunidades para a indústria brasileira.

 

O seminário é dirigido a todos os profissionais da indústria e academia com atuação voltada ao desenvolvimento e aplicação de fontes alternativas de energia que possam contribuir para a redução do aquecimento global e a dependência em relação aos combustíveis fósseis. Segundo Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, seminários assim ajudam na disseminação do conhecimento tecnológico entre a comunidade de engenharia. “São oportunidades de conhecer o pensamento e a opinião dos principais executivos da indústria da mobilidade, sobre as inovações e tendências tecnológicas, e também acerca do mercado e do papel do engenheiro brasileiro no cenário mundial”, diz.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13